Jovem Baiano fica entre os três melhores do mundo no Efootball Championship Open 2024

Bruno Cintra Martins,18 anos, alcançou um grande feito ao se classificar entre os três melhores jogadores do mundo no Efootball Championship Open 2024, a maior competição oficial de simulador de futebol. Recém-formado pelo Colégio Estadual Carlito de Carvalho, localizado em Macajuba, o jovem, que representou a equipe do Manchester United na competição, também conquistou a marca de segundo melhor jogador de todo o continente americano, se destacando em um cenário global de eSports (esportes virtuais).

Fotos: divulgação

O eFootball é uma evolução do Pro Evolution Soccer (PES), que chegou para redefinir a experiência da nova era do futebol digital. Na Etapa Regional, quatro jogadores, entre eles Bruno, ou como é conhecido no campeonato, Bduforro__Pro7, competiram em busca da vaga para a Etapa Mundial. “Essa competição é aberta a qualquer público e ela é divulgada dentro do próprio jogo. Os participantes disputam uma vaga no Mundial do Japão que acontecerá no mês de julho desse ano. Eu consegui ir para a Etapa Regional, que aconteceu na cidade de Manchester, na Inglaterra. Primeiro passei na classificatória de todo o continente americano, em segundo lugar, e depois fiquei em terceiro lugar na Etapa Regional, na categoria Móbile”, ressaltou Bruno.

Desde 2019, Bruno mostrou interesse e talento pelo futebol virtual. Ele dividia seu tempo entre os estudos e os jogos de videogame, desenvolvendo habilidades que o levaram a ser reconhecido mundialmente. “Eu comecei jogar no final de 2019, mas era apenas por diversão. Sempre gostei de jogar videogame de futebol, geralmente jogava pelo console até que conheci o eFootball mobile. Inicialmente, entrei para uma equipe pequena, depois evolui mais um pouco e entrei para o time do Flamengo, onde estou até hoje, o Flamengo Esports Mobile. Dali em diante, começou uma nova era na minha vida: passei a ficar cada vez mais conhecido no cenário do futebol virtual e aí estou até hoje”.

A conquista de Bruno trouxe muito orgulho para toda a comunidade escolar do Colégio Estadual Carlito de Carvalho. Professores, gestores e colegas celebraram sua vitória, reconhecendo seu talento. “Tenho muito orgulho e felicidade pela vitória do Bruninho. A gente vem acompanhando ele já há algum tempo e, quando ele soube da notícia, nos procurou imediatamente para comunicar, foi uma felicidade sem tamanho. Saber que um aluno seu chegou nesse nível não tem preço”, disse o diretor da escola, Renan Macedo da Silva.

Ainda impactado pela experiência, Bruno compartilhou como foi participar da competição. “Eu nem acreditei que tudo isso estava acontecendo comigo. A ficha só caiu quando eu cheguei na Inglaterra. Comecei a ficar emocionado, porque não é sempre que nós, jovens e do interior, saímos do país. Esse jogo, realmente, mudou minha vida e eu fiquei bastante surpreso e feliz por levar a Bahia, a minha cidade e o meu país para a competição”.