Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia

Palavras-chave:
Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia
Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia
Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia
Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia
Jogos Universitários Brasileiros são abertos na Bahia
Fotos: divulgação
A abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi realizada na noite desta segunda-feira (21), pelo vice-governador João Leão, no Centro Pan-Americano de Judô, em Ipitanga. A cerimônia reuniu 2.500 jovens atletas dos 26 estados do país e Distrito Federal, além de diversas autoridades. A pugilista baiana Adriana Araújo, embaixadora desta 67ª edição do Jogos, também participou do evento, que contou com apresentação da Banda Didá e show da Banda Psirico.
 
A competição, organizada pela Confederação Brasileira Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), tem apoio do Governo do Estado por meio das secretarias da Educação e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Os jogos já começam a partir desta terça-feira (22) em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas, com programação durante todo o dia.
 
De acordo com o secretário da Setre, Davidson Magalhães, a gestão estadual investiu R$ 6 milhões no evento que representa significante incentivo ao esporte. “São 23 mil diárias que estão sendo geradas em Salvador e Lauro de Freitas, o que representa um incremento na nossa atividade turística. O Governo do Estado traz esse evento para a nossa terra após 51 anos e vai deixar um legado importante que é o incentivo e articulação do esporte universitário na Bahia. Esporte não é só cultura, é saúde e desdobramento da integração pedagógica dos estudantes nas universidades”, pontuou.
 
O diretor da Sudesb, Vicente Neto, destacou todo o trabalho executado  pelo Governo da Bahia, Fube e várias outras instituições e entidades na preparação para recebimento dos JUBs. “Desde maio, quando instalamos o Comitê Organizador dos Jogos, estamos trabalhando intensamente para garantir todas as condições para a realização de um grande evento. Tenho certeza de que esta será uma edição memorável na história dos JUBs e um marco para colocarmos o desporto universitário da Bahia em outro patamar”, destacou o gestor.  
 
Para o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius de Almeida Gomes, a abertura dos jogos na Bahia representa, a recepção do Estado como parte de todo o incentivo para a juventude com as políticas já implantadas pelo Governo. "A presença dos Jogos Universitários Brasileiros na Bahia é mais um sinal de que estamos nos comprometendo, para além dos investimentos com a política de acesso e permanência dos jovens nas universidades públicas, a exemplo dos programas Universidade para Todos, Mais Futuro e Primeiro Emprego. Estratégias como estas, que utilizam o esporte como instrumento social para que os jovens universitários possam se envolver, ainda mais, na sua formação, são de grande importância neste cenário", afirmou.
 
De acordo com a CBDU, os JUBs são considerados a maior competição universitária da América Latina e um dos mais tradicionais eventos esportivos do Brasil. O vice-presidente da Confederação, Alim Maluf Neto, destacou a contribuição do evento. “Este é o momento de coroamento desses atletas que chegaram à fase final da competição, e os vencedores irão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos no México em 2020. Ao final de cada competição por modalidade, os atletas serão medalhados”, explica.
 
Durante o desfile das delegações a atleta baiana, de basquete, Iana Martins, estava muito orgulhosa e feliz com a abertura dos JUBs na Bahia. “É incrível. Primeiro por se tratar de um mega evento, segundo pelo fato da Bahia voltar a sediar esta competição. Estou muito feliz de jogar na minha terra”, disse.
 
As competições acontecerão em 13 equipamentos esportivos distribuídos entre Salvador e Lauro de Freitas. O diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que o público tem acesso gratuito às competições. “Eu tenho certeza de que a população de Salvador e região metropolitana irá aproveitar para conferir nossas atividades. Teremos competições de alto nível desses atletas universitários que estão com muita vontade de competir e participar desse momento que tem como protagonista o esporte”.
 
O jovem Marcus Vinícius veio do Amapá com sua equipe de handebol e a expectativa é alta. “Já estou no quinto JUBs e chegamos com vontade de fazer um excelente campeonato. Além disso, a recepção da cidade e a integração com a galera já está sendo maravilhosa.
 
Fonte: SECOM

Notícias Relacionadas