Jogos Estudantis reúnem centenas de estudantes neste final de semana em Salvador e no interior

Arquivo - Ascom/Educação
Centenas de estudantes estarão envolvidos nas competições dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), neste final de semana, na capital e no interior do Estado. O JERP é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e acontece em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), utilizando o esporte como uma ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. No sábado e no domingo (13 e 14), serão disputadas modalidades como Futsal, Handebol e Basquete (masculinos e femininos). Em Salvador, haverá competições nos Colégios Severino Vieira, em Nazaré; Manoel Devoto, no Rio Vermelho; Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte (CEEP) Luiz Pinto de Carvalho, em São Caetano; no Colégio Estadual Solange Hortélio, no Uruguai; e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no Barbalho.

Os estudantes do CEEP Luiz Pinto de Carvalho irão disputar, neste sábado, a partir das 8h, na unidade escolar, mais uma rodada da Etapa Polo, na modalidade Futsal masculino e feminino. O CEEP em Gestão Severino Vieira, e os colégios estaduais Solange Hortélio Franco, Manoel Devoto; além do IFBA, também ligados ao Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26), estarão igualmente voltados ao JERP, neste sábado. No IFBA do Barbalho, haverá, ainda, no sábado e domingo, das 8h às 15h, disputa de handebol. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves (antigo ICEIA), também haverá competição de Basquete na sexta (12), no sábado (13) e no domingo (14), das 13h às 17h40.

As escolas estaduais pertencentes aos Núcleos Territoriais de Educação de Serrinha (NTE 4), Valença (NTE 6), Caetité (NTE 13) e Ipirá (NTE 15) e participarão tambpem das Etapas Polo e Territorial do JERP, nesta semana. (Confira calendário abaixo, com as respectivas modalidades).

Sobre o JERP – Fundamentados na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com foco na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, os Jogos Estudantis da Rede Pública 2019 estão envolvendo estudantes de 962 escolas de 384 municípios baianos (92%). Organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), o JERP completa dez anos, em 2019, com o objetivo de fortalecer e promover o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Os jogos acontecem por etapas. A etapa escolar foi a primeira a ser realizada e, depois da etapa Municipal, vêm as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional.

Calendário do JERP nesta semana:

- NTE 26 - Salvador: 13/7: Etapa Polo - Jogos dos Polos Salvador 1, 2, e 3; Modalidade Futsal nos Colégios Severino Vieira em Nazaré, Manoel Devoto no Rio Vermelho, Pinto de Carvalho em São Caetano, Solange Hortélio no Uruguai e IFBA no Barbalho.

- NTE 04 - Serrinha: 12 a 13/7, Etapa Territorial em Serrinha, nas modalidades Atletismo, Baleado, Futsal, Handebol e Voleibol.

- NTE 06 - Valença: 10 a 12/7, Etapa Territorial no Complexo Esportivo de Gandu (Cat. 15 a 17 anos das Mod. Esportivas Baleado, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Atletismo e Judô.

- NTE 13 – Caetité: 16/7, Etapa Territorial de Caetité nas modalidades Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Baleado e Atletismo.

- NTE 15 Ipirá: 13/7 - Etapa Municipal de Serra Preta, Riachão do Jacuípe, Baixa Grande, Capim e Grosso nas modalidades Atletismo, Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Baleado, Xadrez.