Jacobina conclui culminância regional dos projetos de arte e cultura

A Diretoria Regional de Educação de Jacobina (Direc 16) finalizou, nesta sexta-feira (11/10), a sua culminância regional dos projetos estruturantes de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A Diretoria Regional selecionou os finalistas regionais dos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove), para o II Encontro Estudantil de Ciências, Arte, Esporte e Cultura, que acontece em novembro, em Salvador.

Final do Face 2011

Em três dias de evento, foram apresentados 78 trabalhos, produzidos por estudantes das 24 escolas localizadas na área de abrangência da Direc de Jacobina. Um dos trabalhos foi o da estudante do 2º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso, Áquila dos Santos Oliveira, de 16 anos. “Fique muito feliz. Estava apreensiva, mas, também, muito confiante porque todos gostaram do trabalho, e nós fomos bem perfeccionistas na produção”, disse.

Áquila é uma das autoras do vídeo “Enriqueça o meu saber”, produzido em parceria com os colegas Gabriel Oliveira Silva, Ariane Gabriela Borges Souza Xavier e Acsa Bastos Ferreira. A obra, vencedora do Prove, narra a rotina dos estudantes de maneira cômica. Os autores do vídeo, que ganharam um notebook na culminância regional, aguardam, agora, a etapa estadual. “Seria muito bom ganhar”, revelou Áquila dos Santos Oliveira.

A Direc 16, em Jacobina, tem um histórico vitorioso. No I Encontro Estudantil de Ciências, Arte, Esporte e Cultura, em 2012, a regional garantiu a primeira posição no Face, no EPA e no AVE.