Irará ganha nova escola de tempo integral

Fotos: Claudionor Jr.
A 47ª nova escola estadual de tempo integral foi entregue nesta quinta-feira (20) em Irará, cidade baiana localizada no território de identidade Portal do Sertão. O colégio, que homenageia a Professora Marlene Alves dos Santos, agora oferece 24 salas, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais, teatro, restaurante estudantil, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society com pista de atletismo, vestiário e 30 banheiros. Toda a infraestrutura física inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades, vai permitir atividades curriculares pedagógicas e extracurriculares, ampliando possibilidades a estudantes e professores.

O investimento foi realizado por meio da Secretaria de Educação (SEC) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), na ordem de quase R$31 milhões de reais. As obras ainda incluíram a pavimentação do acesso à unidade. Na ocasião da inauguração, um ônibus escolar foi entregue para o transporte dos alunos que moram na zona rural do município. “Mais uma escola, eu já vou chegar a escola de número cinquenta. Quero dizer da minha alegria, entregar educação, economia, a alegria é muito grande estar aqui”, afirmou Jerônimo.

“Tem curso de educação profissional e tecnológica aqui pra formar os nossos estudantes, os nossos meninos e as meninas pro arranjo produtivo do território. Tem muitos estudantes inscritos no Enem, com a possibilidade de acessar a universidade ao final da terceira série do ensino médio. Nós estamos falando aqui de 1.123 estudantes, famílias atendidas, com equipamento de educação integral, em tempo integral. O estudante entra nessas escolas às 7h, da manhã e sai ao final do dia. Tem as suas refeições garantidas aqui, mas, sobretudo, é um lugar de construção do conhecimento, de bem-estar, de segurança, de acolhimento”, explicou a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito.

Mais infraestrutura

Também foi dada por entregue as obras de pavimentação com drenagem superficial e profunda em quatro ruas do bairro Loteamento Caribé. Presencialmente, o governador e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregaram 70 barracas para a Central de Abastecimento Municipal de Irará e inauguraram a nova cobertura. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), entregou a reforma do Estádio Municipal Alberto Pereira de Santana.

Investimentos

O governador assinou a ordem de serviço para construção da Unidade Integrada da Delegacia Territorial e da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Irará. A obra está orçada em R$ 3,7 milhões e deve ser concluída em nove meses. Já a Secretaria de Infraestrutura Hídrica (Sihs) foi autorizada por meio da Companhia De Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb) a implantar o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) nas localidades de Mocó, Saco do Capim, Rosário, Preguiça, Candeal Moura, Sobradinho e Leão. Mais de R$ 2 milhões serão aplicados.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através de Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) vai celebrar convênio com a Prefeitura para revitalizar a Fonte da Nação, na sede de Irará; e para construção de uma praça do distrito de Santo Antônio. Também foi autorizada a pavimentação em paralelepípedo em oito ruas do Loteamento Itamar, além de outras diversas ruas da sede. Por fim, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) vai elaborar o projeto de pavimentação asfáltica no trecho de 15km de rodovia entre Irará, Saco do Capim e Retiro. “Para mim é muito gratificante vir nesses municípios que eu passei antes, eu conheço Irará, antes mesmo de ser governador, vir aqui com o sindicato, com a cooperativa, com as festas culturais e naturalmente que eu continuarei fazendo, voltarei já em breve para podermos fazer as entregas que nós não conseguimos entregar hoje por conta do volume de obras”, acrescentou, Jerônimo.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA