Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Instituto Rodrigo Mendes lança plataforma EAD com cursos gratuitos sobre educação inclusiva
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com a Fundação Lemann e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), estreia em 21 de setembro sua plataforma de Ensino a Distância (EAD) com cursos sobre educação inclusiva. Abadhs e Fundação Grupo Volkswagen também apoiam a iniciativa, como parceiros institucionais do IRM.
A plataforma EAD do instituto tem como objetivo promover a formação de educadores e gestores públicos sobre educação na perspectiva inclusiva em larga escala, ofertando um catálogo de cursos. A plataforma estará disponível em: formacao.rm.org.br.
O primeiro curso da plataforma será “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva”. Realizado em parceria também com a Fundação Lemann, é gratuito e tem como objetivos levar os cursistas a compreender a importância e todas as etapas do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva e os seus principais atores; conhecer e propor formas de articulação e trabalho coletivo; além de analisar criticamente o processo e adaptá-lo ao seu território e realidade da unidade escolar.
O curso é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado de acordo com a autonomia do cursista. Tem como público-alvo professores, gestores escolares, técnicos e gestores das Secretarias de Educação, e interessados em geral. A formação tem seis horas de duração, caráter reflexivo e está disponível para todo o Brasil, sem pré-requisitos para inscrição. Ao final da formação, o cursista receberá um atestado de participação.
O tema do curso foi decidido depois de uma pesquisa feita pelo Instituto Rodrigo Mendes pela internet sobre quais cursos as pessoas gostariam que fosse oferecido. Planejamento foi um dos mais votados e é essencial para a educação inclusiva, na medida em que permite, desde o início, considerar todos os estudantes.
Educação física inclusiva também é tema de formação da plataforma
Outro curso que estará disponível na plataforma é o “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”, que, desde 2018, é ofertado pelo UNICEF e pelo IRM, com o apoio da Fundação Barça, gratuitamente no formato EAD e autoinstrucional.
A iniciativa permite a consolidação e a ampliação de portfólio de soluções e estratégias pedagógicas, bem como o fortalecimento da rede de boas práticas. “A plataforma representa mais uma etapa estratégica do nosso ciclo de ações planejadas para que estudantes com deficiência sejam atendidos com qualidade em todas as escolas do país”, diz Rodrigo Hübner Mendes, fundador e CEO do IRM.
"A Fundação Lemann acredita que toda pessoa é uma potência e, por isso, investimos pela promoção da educação pública de qualidade com equidade e inclusão, ou seja, para todos e todas. A plataforma de cursos lançada pelo IRM é um importante passo nesse sentido”, diz Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.
Fonte: ASCOM IRM
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos