Inscrições para o programa Mais Cultura nas Escolas podem ser feitas até 10 de agosto

O prazo final das inscrições para o Mais Cultura nas Escolas foi prorrogado para o dia 10/08. O programa, realizado numa parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC), visa estimular e potencializar processos de ensino e aprendizado criativos, envolvidos por práticas artísticas e culturais. Ao promover o encontro de iniciativas culturais e escolas públicas de todo o país, propõe-se buscar a democratização ao acesso à cultura e a ampliação do repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares do ensino básico, como já vem fazendo a Secretaria da Educação do Estado, conjuntamente com a Secretaria de Cultura do Estado.

Cerca de 34 mil escolas da rede pública, em todo o Brasil, ativas nos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, até 2012, estão aptas a inscrever projetos no Mais Cultura nas Escolas. A proposta é que artistas, mestres das culturas populares, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas, arte educadores e outras iniciativas culturais possam elaborar Planos de Atividade Cultural em diálogo com projetos pedagógicos e com os eixos temáticos do Mais Cultura nas Escolas.

Para participar, escolas e iniciativas culturais devem criar, juntas, o Plano de Atividade Cultural em diálogo com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa. Os projetos serão cadastrados e enviados pelos responsáveis das escolas, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) até o último dia da inscrição (10/8). O processo de avaliação será conduzido pelo MinC e MEC.

As atividades serão desenvolvidas dentro da escola ou fora dela por, no mínimo, seis meses, e abrangem as mais diversas linguagens artísticas - música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias, artes visuais - e manifestações da cultura - rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, mestre e saberes populares.
“O Mais Cultura nas Escolas é um programa extremamente importante e fundamental para ampliar as ações que a Secretaria da Educação do Estado já vem desenvolvendo nas áreas da arte e da cultura, como o Face (Festival Anual da Canção Estudantil), o TAL (Tempos de Arte Literária), o AVE (Artes Visuais Estudantis), o Prove (Produções de Vídeos Estudantis) e o EPA (Educação Patrimonial e Artística). Esperamos que as nossas escolas façam adesão e participem dessa iniciativa”, afirmou Amélia Maraux, superintendente de educação básica da Secretaria da Educação.

Eixos temáticos – Levando em consideração a diversidade da cultura brasileira e as manifestações artísticas atuais, os eixos temáticos – nove, no total – foram criados para incentivar projetos voltados para as atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais. Temas como criação, circulação e difusão artística, cultura digital e comunicação, patrimônio material e imaterial, tradições orais, culturas indígenas e cultura afro-brasileira estão na pauta.

Informações sobre as escolas participantes no endereço virtual www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas. Nesse mesmo espaço, também está disponível o manual Mais Cultura nas Escolas, com informações e orientações para a construção dos Planos de Atividade Cultural. Os interessados também podem escrever para o maiscultura nasescolas@cultura.gov.br.