Inep publica panorama do Sistema de Avaliação da Educação Básica na última década

Um relatório com o panorama do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005 a 2015 acaba de ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Disponibilizado no Portal do Inep, nesta terça-feira, 13 de março, o relatório tem por objetivo apresentar aos gestores educacionais e demais públicos de interesse um panorama da última década.
 
O texto é dividido em seis capítulos. O primeiro apresenta o marco normativo do Saeb no período, descrevendo as alterações legais ocorridas ao longo dos anos até a configuração atual da avaliação. O segundo, terceiro e quarto versam sobre aspectos metodológicos da avaliação, apresentando as matrizes de referência, os instrumentos aplicados e as escalas de proficiência que subsidiam a interpretação dos resultados. O quinto capítulo aborda o processo de divulgação dos resultados desde o primeiro ano de realização do Saeb até a presente edição.
 
O sexto capítulo apresenta um panorama das etapas da Educação Básica avaliadas pelo Saeb no Brasil no período considerado, relativo ao quantitativo de escolas, matrículas nos diferentes estratos, docentes e outros indicadores, tais como média de alunos por turma, taxa de aprovação, reprovação e abandono. Apresenta ainda a evolução das médias de proficiência dos estudantes nos testes de desempenho do Saeb entre 2005 e 2015, com recortes por etapa, dependência administrativa, região e unidade da Federação.
 
A superintendente de Gestão da Informação Educacional do Estado da Bahia, Cristiane Ferreira, falou sobre a importância do documento. “O relatório apresenta um histórico do sistema de avaliação desde a sua criação às alterações legais que sofreu, com o objetivo de aprimorar os dados e fazê-los chegar às escolas e municípios. Muito bom para entendimento da metodologia empregada, dos instrumentos usados e da situação da média de proficiência de cada etapa avaliada, por dependência administrativa do Brasil, por região e unidade da Federação de 2005 a 2015”, comentou.
 
Saeb - Instituído na década de 1990, ao longo dos mais de 25 anos de existência o Saeb passou por diversos aprimoramentos, adaptações e alterações metodológicas. Em 2005, após uma reestruturação, o Saeb passou a ser composto por dois processos avaliativos distintos, porém complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve os procedimentos da avaliação amostral, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil. Essa ampliou a população alvo da avaliação com a inclusão de um estrato censitário para aplicação de instrumentos em escolas públicas de 5º ano e no 9º ano do Ensino Fundamental. Esse aprimoramento permitiu a geração de resultados de desempenho por escolas e municípios.  Outro importante marco foi a instituição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em 2012, permitindo coletar informações sobre o nível de alfabetização das crianças ao término do 3º ano do Ensino Fundamental.
 
 
Fonte: Inep/MEC

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