Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Indígenas de toda a Bahia participam da Conferência Regional sobre Educação Escolar Indígena
Indígenas de toda a Bahia participam da Conferência Regional sobre Educação Escolar Indígena
Publicado em qui, 30/11/2017 - 15:20 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
Mais de 100 indígenas de diferentes etnias da Bahia estão participando da Conferência Regional Yby Yara, que é promovida pela Secretaria da Educação do Estado. A atividade, começou ontem com a presença do subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, e segue até esta sexta-feira (1), no Hotel Vila Velha, em Salvador. Trata-se de uma das etapas preparatórias para II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), que acontecerá de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.
A Conferência Regional tem como tema “O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos povos indígenas”. Dentre os objetivos, destacam-se: avaliar os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena a partir da I CONEEI, construir propostas para a consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena, reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica, diferenciada e multilíngue, ampliar o diálogo para a construção de regime de colaboração específico para a Educação Escolar Indígena e o fortalecimento do protagonismo indígena.
O coordenador estadual de Educação Escolar Indígena, Rafael Truká, destacou a importância da Conferência. “Ela é essencial, pois traz discussões sobre a Educação Escolar Indígena, sobre o que, de fato, nós queremos com isso como políticas de etnoterritórios, o Sistema de Educação Escolar Indígena e temáticas como a valorização dos professores, das práticas pedagógicas, os currículos das escolas indígenas e as diretrizes para o próximo quadriênio. Desta etapa vai sair um documento final estruturando em cinco eixos, com cinco propostas, para a Conferência Nacional, para que possa orientar as diretrizes da Educação Escolar Indígenas nos próximos quatro anos”.
A diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e Educação para as Relações Etnicorraciais, do Ministério da Educação, Rita Potiguara, ressaltou o apoio da Secretaria da Educação do Estado nas discussões. “A Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem se colocado neste lugar de debate e está procurando soluções para as questões apresentadas. Os povos indígenas estão satisfeitos, porque foi desencadeada uma agenda de trabalho com a Secretaria a partir dos encaminhamentos das demandas postas pelos povos indígenas. Deste diálogo, apostamos que trará melhorias para as políticas de Educação Escolar Indígena”, afirmou.
Para o professor indígena da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, José Carlos Batista Magalhães, a Conferência está sendo muito produtiva. “Essa etapa regional é muito importante para nós povos indígenas da Bahia, porque serve como um termômetro para medir e avaliar a situação da Educação Escolar Indígena. As diretrizes que serão tiradas, a partir desta Conferência, ajudarão na melhoria de políticas dentro dos estados e municípios”, avaliou.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira