I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual reúne estudantes em Salvador

 
 
 
 
 
Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Debater a importância do protagonsimo estudantil na escola como forma de melhorar a educação. É com esse objetivo que estudantes participam durante toda a segunda-feira (23), do I Encontro Territorial de Líderes de Classe da Rede Estadual, no Hotel São Salvador, no Stiep, em Salvador. O evento, além de realizar troca de experiências e dialogar sobre as ações dos alunos, conta com a participação do governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
 
O estudante do 3º ano, Adson Vieira, do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no Imbuí, fala como o evento contribui para estreitar a relação entre os líderes de classe. “Eu acredito que o aluno é tão responsável quanto qualquer outro do segmento da comunidade escolar pela sua educação. E quando estamos à frente, os próprios colegas se sentem mais seguros para participarem”, afirma.
 
Consciente da sua participação, a estudante do 2º ano, Camila Rosa, do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, no Stiep, esclarece como o aluno deve exercer sua liderança. “É o momento em que decidimos trabalhar para o coletivo. Dar o exemplo e compartilhar opiniões é um exercício diário que tem que ser praticado na tentativa de mobilizar o máximo de colegas na nossa unidade”.
 
Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação
Responsável pela organização do Encontro, a Secretaria da Educação do Estado vem incentivando a participação mais atuante do aluno, ação prevista no programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. “Temos que atrair o estudante para as decisões no dia a dia da escola. Acreditamos que a única forma de melhorar a educação é com a participação democrática”, destacou Valuza Saraiva, assessora pedagógica da Superintendência de Políticas para Educação Básica, da Secretaria da Educação.
 
Colegiado Escolar - Com uma maior participação dos estudantes, o Colegiado Escolar também é fortalecido. “A partir do Colegiado, podemos entender como a gestão da escola funciona tendo ao nosso lado representantes dos professores, funcionários e pais de alunos. Também nos tornamos multiplicadores das informações atraindo os colegas e mantendo todos mais interessados pelas ações de melhorias nas escolas, seja contribuindo ou cobrando essas mudanças”, considera Emerson Caldas, estudante do 2º ano, do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula.

Notícias Relacionadas