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Horta contribui para aprendizado de estudantes da Educação Especial
Publicado em qua, 30/03/2016 - 09:21 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A lida com a terra tem sido um diferencial para o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes da Educação Especial da Escola Estadual Instituto Psicopedagógico de Bonfim, localizado no município de Senhor do Bonfim, a 385 km de Salvador. Por meio do projeto Laboratório Vivo, os estudantes participam de diferentes etapas da implantação e manutenção de uma horta na unidade escolar, aprendendo conteúdos como o sistema de medidas e o valor nutricional dos alimentos.
Fotos: Acervo Pessoal
De acordo com a diretora, com este projeto, cada professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade. “Esperamos contribuir no aprendizado para que o educando realize uma leitura inicial do mundo e compreenda os significados dos conteúdos das Ciências Naturais, da Matemática, da Linguagens e das Artes”, afirma.
Para a professora de Ciências, Ana Cristina Dias de Almeida, o projeto é essencial para o aprendizado dos beneficiados. “As atividades realizadas na horta promovem o desenvolvimento físico e psicossocial dos estudantes. Além disso, favorece o vínculo positivo entre a educação e a saúde, pois, os alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos produzidos por eles são consumidos na alimentação escolar”, destaca a educadora.
Lindoneia Araújo Xavier, 42 anos, conta que faz questão de participar das atividades na horta. “Gosto muito de plantar, molhar as plantas, colher e comer os alimentos como tomates, porque são limpos e saudáveis”, comenta a estudante. Carlos Henrique de Souza, 24 anos, afirma que o aprendizado é constante. “Cada dia aprendo mais coisas, agora já sei adubar o solo”, diz contente com a prática sustentável.
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