Governo leva atendimento de saúde bucal aos colégios estaduais de Itaberaba

Palavras-chave:
Fotos: Charles Gean ASCOM
Estudantes e trabalhadores da Educação das escolas estaduais de Itaberaba estão sendo beneficiados por uma ação promovida pelo Programa Saúde Mais Perto da Escola, do Governo da Bahia. Realizada pela Secretaria de Saúde (Sesab), em parceria com a Secretaria de Educação (SEC) através do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte do Paraguaçu (NTE 14), a iniciativa conta com dois consultórios móveis chamados Odontomóveis, com estrutura para atender até dez pacientes, simultaneamente.
 
As unidades escolares contempladas, desta vez, com a ação são o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o Colégio Estadual Centenário e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Piemonte do Paraguaçu I. Os serviços oferecidos incluem limpeza, restauração, extração, tratamento de canal e raspagem de tártaro.
 
No Colégio Modelo, os atendimentos começaram na terça-feira (24) e seguem até quarta-feira (25), dia 2 de outubro. Os estudantes interessados devem se dirigir à sala de cadastro montada na biblioteca da unidade, a partir das 7h30.
 
No Colégio Estadual Centenário, os atendimentos também iniciaram na terça-feira (24) e prosseguem até esta quinta-feira (26), no período da manhã, a partir das 6h30, e à noite, a partir das 18h30.
 
Já no Cetep, a ação será realizada a partir de sexta-feira (27) e se estenderá até quarta-feira (2).
Fotos: Charles Gean ASCOM
 
Para participar, os estudantes devem apresentar o Cartão do SUS, documento de identificação (CPF, RG, CNH ou certidão de nascimento) e, no caso de menores de idade, um termo de consentimento assinado pelos responsáveis.
 
“Fiz limpeza e fui muito bem atendido. O atendimento foi rápido e humanizado, desde o cadastro até o procedimento no consultório”, conta o estudante do 1° ano integral, Maiycon Ribeiro Aguiar, de 15 anos.
 
A estudante Iana Tíssia relata que aproveitou a oportunidade que o Governo da Bahia deu aos estudantes de cuidar da saúde bucal. " Esta foi uma ótima oportunidade de cuidar da saúde bucal e eu aproveitei porque é um serviço que o município não oferece”.
 
Cada Odontomóvel realiza, em média, 110 atendimentos diários e a equipe de saúde bucal é composta por 14 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, especialistas em endodontia e odontopediatria, além de coordenadores e atendentes. A ação visa ampliar o acesso das comunidades escolares da Bahia aos serviços odontológicos; promover o cuidado com a saúde bucal; e prevenir problemas odontológicos.
 
A iniciativa, que acontece em diversas escolas estaduais, faz parte de uma série de esforços do Governo da Bahia para garantir o acesso à saúde integral nas escolas estaduais, fortalecendo a integração entre saúde e educação e oferecendo cuidados essenciais diretamente nas comunidades escolares.

Notícias Relacionadas