Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Governo forma 1.931 novos técnicos para o mundo do trabalho
O Governo do Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio. São 1.931 jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. A formatura acontece hoje segunda-feira (6/05), às 19h, no Salão Iemanjá do Centro de Convenções, em Salvador.
Os formandos são estudantes de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e 19 unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Esta é a quarta formatura em Salvador, desde 2007, quando o Governo do Estado passou a investir na Educação Profissional como Política Pública de Estado e ampliou de 4 mil para mais de 60 mil a oferta de vagas na Bahia em cursos técnicos de nível médio.
Saiba mais sobre a Educação Profissional
“Mais que o quantitativo, a ampliação da oferta de vagas, temos que comemorar a transformação que a Educação Profissional tem promovido na vida destes jovens e trabalhadores que conseguem uma inserção cidadã no mundo do trabalho e, com isso, passam a ter uma vida com mais dignidade”, comemora o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima. Ele ressalta que, além de Salvador, a Rede Estadual de Educação Profissional já formou milhares de jovens e trabalhadores em cerca de 80 do total de 121 municípios onde há oferta de Educação Profissional.
Veja mais fotos em nosso Flickr
Formandos na capital - Só em Salvador, os formandos são de 29 cursos: Análises Clínicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Comércio, Cozinha, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Documentação Musical, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Instrumento Musical, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Multimídia, Recursos Humanos, Regência, Redes de Computadores, Serviços Condominiais, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Vendas.
Cursos ajudam melhorar vidas de estudantes - Para muitos concluintes, a formatura é uma grande realização pessoal e um diferencial para a carreira profissional. Luciana Sousa Costa, 18 anos, é uma das formandas do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde Anísio Teixeira, em Salvador. Ela já está atuando na área e fazendo faculdade em Gestão Ambiental. Para Luciana, o curso trouxe vários benefícios. “O curso técnico me deu mais certeza da área que eu queria, despertou minha consciência ambiental. Então, resolvi seguir carreira e já estou atuando como técnica. O que ganho me ajuda a me manter na faculdade e contribuir em casa”, celebra.
“O curso técnico me deu mais certeza da área que eu queria, despertou minha consciência ambiental. Então, resolvi seguir carreira e já estou atuando. O que ganho me ajuda a me manter na faculdade e contribuir em casa” - Luciana Sousa Costa
Ana Maria Curvelo, 18 anos, formanda do curso técnico em Informática, pelo Ceep em Informática e Apoio Educacional Isaías Alves está entusiasmada com a profissão que abraçou. “Seis meses após concluir o estágio, concorri com várias pessoas que tinham experiência na área, fui selecionada e já estou com carteira assinada. Sei que sou um orgulho para meus pais e uma boa referência para jovens do meu bairro, Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Podemos mostrar que, com educação, com esforço, a gente chega onde quiser”.
Jaiara Sousa Santos, 31 anos, técnica em Contabilidade pelo Colégio Estadual Roberto Santos, também contabiliza as inúmeras conquistas já alcançadas. Ela presta serviços na Uneb, onde começou a trabalhar como estagiária. “Para mim, uma das grandes vitórias foi voltar ao mundo do trabalho. Fiquei desempregada depois que saí do restaurante onde trabalhava como auxiliar de cozinha. Eu comecei com o estágio e fiquei desde outubro de 2011. Mesmo antes de o curso terminar, eu já estava empregada. Além disso, consegui construir minha casa e saí do aluguel”, comemora.
Notícias Relacionadas
-
Edital 005/24 - Secretaria divulga resultado de recursos e lista final de inscritos
-
Gestores escolares de Salvador e Região Metropolitana participam de debate sobre Regime de Progressão Parcial
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
1º Festival da Voz Estudantil da Bahia agita Itabuna nesta sexta-feira (8)
-
Colégios estaduais do Território Bacia do Jacuípe recebem visita do projeto Ouvidoria Vai à Escola
-
Professora de escola pública estadual que acertou palpite sobre tema da redação do Enem viraliza nas redes sociais
-
Bahia avança em políticas públicas para povos indígenas com entregas e autorizações de obras