Governo entrega ônibus escolar e obras de infraestrutura em Lamarão

A cidade de Lamarão, no território do Sisal, ganhou ônibus escolar e importantes obras nas áreas de segurança, infraestrutura, esporte e desenvolvimento rural. Foram inauguradas, nesta sexta-feira (31), pelo governador Jerônimo Rodrigues. O veículo, adquirido através de emenda parlamentar, oferece conforto, segurança e contribui com a melhoria do desempenho pedagógico de estudantes que moram distante da sede.

“Eu estive aqui em 2022, como secretário de Educação, e me comprometi com a Pró Ninha a voltar. E, hoje, tem uma escola sendo construída, em convênio com ela. Nós vamos fazer aqui o que fazemos em todas as nossas escolas: colocar restaurante, quadra e toda estrutura necessária para as atividades em tempo integral”, lembrou o governador, acrescentando que a melhoria nas estradas vai ajudar, além do transporte escolar, a circulação de ambulâncias e de caminhões de carga para abastecer os mercados.

Segurança

A segurança dos mais de 9 mil lamarãoenses vai ser reforçada com a inauguração da unidade integrada, que abriga a Delegacia Territorial, da Polícia Civil, e o Pelotão da Polícia Militar da Bahia (PMBA), ligado ao 16º Batalhão da PMBA. Esta é a 67ª unidade desse modelo entregue pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, sendo 39 somente na atual gestão. Somadas, foram investidos R$ 2,9 milhões, entre obras, aquisição de equipamentos e mobiliário.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, explica que o novo equipamento oferece melhores condições de trabalho aos agentes policiais e também de atendimento aos cidadãos. Segundo ela, esta entrega faz parte do projeto de reformulação da segurança pública, dotando as forças policiais de mais estrutura, para prestar um serviço, cada vez mais, qualificado.

“É um projeto inédito, nunca tivemos algo dessa dimensão, são quase 170 unidades. Só da Polícia Civil, então, já entregamos várias, e a projeção é, daqui para o final do ano, a gente entregar mais 40 novas unidades, ou seja, é muito chão, é muita cidade para a gente conseguir visitar fazendo entregas e, aliado a isso, nós tivemos, também, um concurso com 700 novos investigadores, quase mais 300 que estão na Academia de Polícia. Estamos, ainda, trabalhando na compra de 500 novas viaturas, ou seja, trazendo infraestrutura necessária para que os nossos servidores policiais possam trabalhar cuidando de todos os baianos e baianas”, detalhou Heloísa.

Foto: Feijão Almeida

Infraestrutura

Com o valor de R$ 820 mil, foi realizada a pavimentação na rodovia BA-400, no trecho de 750 metros da travessia urbana de Lamarão. A obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Para a lavradora Eliomaria Nascimento, a estrada melhorou a qualidade de vida no local: “a cidade está bonita. O calçamento também, aqui, está sendo uma obra boa. Na rua, está tudo bom em Lamarão. Antes, era cheia de buracos, um transtorno. Mas, hoje, graças a Deus, está tudo mudado. Está ótimo, não tem do que reclamar”. O impacto positivo também vai refletir nas atividades econômicas da região, relacionadas a petróleo, agricultura e pecuária.

Ainda na área de mobilidade, a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), e a prefeitura local, resultou na pavimentação de ruas, em paralelepípedo. Foram destinados R$ 900 mil para fazer o calçamento de vias no bairro Centro, na sede e no povoado de Mutirão. Também foi dada por entregue a pavimentação, em paralelepípedo, em ruas da Comunidade Quilombola Sítio Santana.

Desenvolvimento Rural

Seguindo a agenda em Lamarão, Jerônimo, acompanhado da prefeita Maria Luzineide Costa, conhecida como Pró Ninha, entregou a reforma do Mercado Municipal. A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em convênio com a prefeitura.

Foram aplicados quase R$ 433 mil na construção de 81 boxes, praça de alimentação, manutenção civil, elétrica e hidráulica e substituição de piso. De acordo com a comerciante Claudice Lima, que vende lanches, são melhorias que vão proporcionar conforto aos frequentadores e aos permissionários: “vai facilitar muito a nossa vida, porque é uma forma de atrairmos mais clientes e ganharmos mais dinheiro”.

Esporte

Ainda durante a passagem pela cidade, o governador entregou a reforma do Estádio Municipal Walter Nunes Pinheiro – “Waltão”. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) investiu R$ 1,6 milhões para melhorar a estrutura do equipamento esportivo. Foram implantados gramado natural com irrigação, alambrado, vestiário, sistema de iluminação em LED, arquibancada, recuperação do muro existente, construção de sanitário público, bancos de reservas e instalação de piso nos acessos principais.

Para a prefeita, a parceria com a gestão estadual é fundamental para executar obras que melhoram a qualidade de vida dos moradores: “é a realização de sonhos, porque, sem essa participação do Estado em um município pequeno como o nosso, com recursos reduzidos, a gente não conseguiria o que a gente conseguiu. Conseguimos 12 convênios. Hoje, estão sinalizados mais cinco. Com essa parceria, Lamarão já avançou e vai continuar avançando muito mais”.

Autorizações

A Conder foi autorizada a firmar convênio com a prefeitura para pavimentação de ruas em diversas comunidades rurais e do bairro do Campo, em Lamarão. Também foi autorizada a construir área de lazer na comunidade de Pedreira, na localidade de Pau da Cachaça. Já a Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a ceder equipamentos para o Hospital Municipal de Lamarão.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA