Governo da Bahia certifica mais 147 mil baianos com o Topa

Superação, felicidade e a realização de um sonho, em muitos casos, de uma vida inteira, por aprender a ler e a escrever. Este conjunto de sensações deu a tônica do evento de certificação de mais 147 mil baianos, alfabetizados na 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). A cerimônia simbólica, reunindo cerca de mil alfabetizados representante das turmas, de diversas localidades do Estado, aconteceu na tarde desta quarta-feira (21/08), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner, e do secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto. Ao todo, mais de 1,1 milhão de baianos já foram alfabetizados pelo programa.

“Acredito que a principal obra de um governo é possibilitar a cidadania para o povo mais humilde. É sempre muito emocionante perceber que a nossa gente está sendo alfabetizada, e notar que o Topa evoluiu muito nos ultimo anos, assim como evoluiu a Educação como um todo no Estado. Antes de 2006, tínhamos 5 mil jovens matriculados nos cursos de Educação Profissional. Hoje, já são mais de 60 mil. Além disso, passamos de uma para cinco universidades federais na Bahia”, considerou o governador Jaques Wagner.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Para o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, a meta de um milhão parecia muito distante no momento em que o programa se iniciou. “O governador estipulou essa meta e achamos, no memento, que seria muito difícil. É uma alegria muito grande saber que já ultrapassamos esse número e continuamos alfabetizando aquelas pessoas que, na sua infância e juventude, tiveram negado o direito de aprender. É um momento de muita alegria para todos os profissionais que trabalham nesse programa”, disse o secretário, ressaltado que mais 185 mil pessoas se encontram em sala de aula na sexta etapa do Topa.

Expectativa – Ante de iniciar o evento, a alfabetizada Julia Teixeira Santos, 73 anos, de Teofilândia, não escondia o contentamento. “Nunca participei de um evento como este. Estou muito feliz por estar aqui e por ter aprendido a ler, escrever e contar. Hoje, posso ler as placas e os nomes dos ônibus sem a ajuda de ninguém. Também tenho a chance de ler a Bíblia. Estou muito feliz”, disse.

Maria das Graças, 60 anos, de Dias D´ávila, também estava realizada. “Eu não sabia absolutamente nada. Hoje, consigo identificar as letras, ler e escrever. É um momento muito especial de minha vida”, afirmou.

Prêmio Cosme de Farias – A solenidade marcou, ainda, a divulgação dos resultados da terceira e quarta etapa do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece as experiências exitosas e ações dos municípios e entidades parceiras que se destacaram na redução do índice de analfabetismo.

Os vencedores são escolhidos por um comitê externo, formado por 15 representantes da sociedade civil em cinco categorias: Município, Entidade da Sociedade Civil, Alfabetizador, Coordenador de Turma e Tradutor-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os primeiros colocados de cada uma delas recebem, respectivamente, R$ 40 mil, R$ 20 mil, R$ 10 mil, R$ 5 mil, no caso das duas últimas categorias. O prêmio foi instituído pelo Governo do Estado em 2007. A terceira e a quarta etapa da premiação contaram com um total de 65 inscritos. Confira os vencedores

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O prêmio faz uma homenagem a um nome reconhecido por lutar em causas populares, sobretudo no combate ao analfabetismo. Entre os trabalhos desenvolvidos por Cosme de Farias, está a criação, em 1892, da Campanha do ABC, por meio da qual distribuía milhares de cartilhas no País, quando ainda tinha 14 anos. Já em 1915, criou a Liga contra o Analfabetismo, mantendo durante mais de 60 anos, quase 200 escolas para alfabetização de jovens e adultos.

Topa – Criado em 2007, dentro do programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade. O programa assegura a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência e população carcerária.

O Topa é desenvolvido em parceria, atualmente, com 588 entidades do movimento social e sindical, em 407 municípios. A iniciativa está, atualmente, na sexta etapa, com 185 mil pessoas em sala de aula. Destas, 66% estão localizadas na zona rural e 55% são do sexo feminino.