Gincana cultural promove atividades interdisciplinares e ações sociais em Feira de Santana

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Fotos: divulgação
Com o tema “O Brasil e suas diversidades”, os 1.200 estudantes do Colégio Estadual Carmen Andrade Lima, em Feira de Santana, realizaram, nesta quinta-feira (7), a culminância da Gincana Cultural da unidade. Integrando atividades artísticas com ações sociais, a iniciativa desenvolvida busca trabalhar, de forma interdisciplinar, os assuntos do currículo escolar contextualizados com a realidade local, brasileira e mundial.
 
A professora de História, Neves Costa, explicou que a projeto tem o objetivo de trabalhar com o aluno aspectos que contribuam para a sua formação cidadã. “A ideia é sair daquela gincana tradicional, com provas genéricas, e trabalhar com atividades que façam os estudantes debaterem questões relacionadas ao dia a dia da sociedade, além da conjuntura histórico social. Então, eles fazem apresentação desde a revolução francesa e inglesa, passam por componentes como a imigração e o preconceito e realizam ações sociais, como arrecadação de produtos de higiene e leite para doação, assim como, mobilização para a doação de sangue. Tudo isso com a participação de todos os professores que trazem isso para o ensino do currículo escolar”, afirmou.
 
Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Adriele Silva, 15 anos, a gincana promove um grande aprendizado. “Essas atividades ajudam bastante, pois podemos aprender de forma mais fácil os assuntos. Acho muito legal realizarmos toda essa mobilização na escola, que aumenta nosso aprendizado e contribui para a comunidade. Portanto, essa culminância é uma grande comemoração para todos”, declarou.
 
Ainda segundo o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Thiago Correia, 16, além do aprendizado a atividade promove uma integração dos alunos. “É incrível que o trabalho uni muito todos na escola. Também poder tratar sobre preconceito e todas as questões de gênero nos dá um conhecimento e uma condição de formar uma opinião do que estamos passando na sociedade”, disse.   
 

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