Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Gincana cultural movimenta estudantes de Mussurunga até sexta-feira
Gincana cultural movimenta estudantes de Mussurunga até sexta-feira
Publicado em qui, 19/09/2019 - 16:46 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
Durante a gincana, diferentes tarefas estão sendo realizadas pelos alunos, envolvendo conteúdo das disciplinas regulares e dos projetos de arte e cultura, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Dança Estudantil (DANCE). Para a realização da atividade interdisciplinar, os alunos se prepararam por meio de pesquisas e estudos em torno do tema “Sertão nordestino”. Divididos em cinco equipes, os estudantes falam sobre o sertão, sua cultura, danças e comidas típicas e as atividades foram além dos muros da escola, a partir de ações socioambientais, pesquisas e trabalhos de campo, em Mussurunga e outros bairros.
A atividade é aberta ao público e conta com a participação de ex-alunos e também de pais de estudantes, como por exemplo a senhora Edenice dos Reis Lima Carneiro, mãe da aluna Eliana Bonfim dos Santos, do 7º ano do Ensino Fundamental II. “Fui prestigiar a gincana, torcer pela equipe de minha filha, ações como essas são de muita importância para aprendizagem de nossos filhos. Uma escola que trabalha a teoria e incentiva nossos filhos a pesquisar, só resulta em um ensino de qualidade no final”, destacou a genitora.
A estudante Amanda Vitoria dos Santos, 12 anos, 7º ano, falou sobre a sua estreia na gincana escolar. “Foi a minha primeira vez na gincana e está sendo muito gratificante e maravilhoso. Aqui nós aprendemos e ensinamos muitas coisas, como socializar com nossos colegas, fazer trabalho em equipe. A união conta pontos para as equipes, além desses momentos de diversão que trazem um ânimo a mais no nosso cotidiano de estudos”, disse.
Já Breno Santos da Silva, 16 anos, 9º ano, contou que foi a sua terceira participação e que a cada edição da gincana se sente mais animado para se envolver na atividade. “Participo desde a primeira, é um clima contagiante, uma animação muito grande. Como todas as gincanas que aconteceram, esta não seria diferente a proposta, que é o trabalho em equipe. Então, este aprendizado de união eu certamente vou levar quando entrar no mercado de trabalho”.
A diretora da unidade, Ana Paula Cardoso Ramos, fala sobre a importância da gincana na melhoria do aprendizado dos estudantes. “A atividade envolve a escola inteira, professores, alunos, pais, além de moradores vizinhos, mas sempre priorizando o protagonismo de nossos alunos e suas equipes, trabalhando temáticas sempre voltadas ao meio ambiente, à proteção da natureza. Queremos mostrar a eles que a aprendizagem não acontece só em sala de aula”.
#Transformaê: virada educacional Bahia
Tem como base o eixo 5 do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, que se refere a “Integração família e comunidade”. O movimento educativo-cultural, proposto pela Secretaria da Educação do Estado às unidades escolares da rede estadual de ensino, tem o objetivo de potencializar as produções cientifica, artística, literária, cultural e social da unidade escolar, com a participação do coletivo da comunidade local.
Tem como base o eixo 5 do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, que se refere a “Integração família e comunidade”. O movimento educativo-cultural, proposto pela Secretaria da Educação do Estado às unidades escolares da rede estadual de ensino, tem o objetivo de potencializar as produções cientifica, artística, literária, cultural e social da unidade escolar, com a participação do coletivo da comunidade local.
Notícias Relacionadas
-
Governo do Estado fortalece a educação de Mairi com novo Colégio de Tempo Integral
-
Caravana Dia do Forró promove imersão na cultura junina, nas escolas estaduais da Bahia
-
Formação da SEC fortalece atuação em Ouvidoria Geral para gestores e técnicos da educação
-
Uesb obtém certificação de aquisição de produtos químicos controlados e impulsiona pesquisas e ensino
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Flicaj 2024 promove oficinas de artes integradas em escolas públicas de Cajazeiras
-
Formação de equipes técnicas promove compartilhamento de experiências e saberes pedagógicos