Gestar contribui para aprendizado de português e matemática

Língua portuguesa e matemática são duas disciplinas de grande destaque no currículo. Com um bom aprendizado nesses campos do conhecimento, os estudantes têm a base para um melhor desempenho na vida escolar. Com este entendimento, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia desenvolve o projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), que visa melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual. A iniciativa envolve 257 mil estudantes, em 276 municípios, da segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

Todos os professores articuladores do Gestar passam por formação e recebem material didático para o apoio do trabalho docente. Os alunos também recebem cadernos específicos. O projeto conta com metodologia de acompanhamento, monitoramento e avaliação, tendo como foco a sala de aula. Outro diferencial do Gestar é a articulação com o projeto pedagógico das escolas.

A metodologia e o material didático do Gestar estão disponíveis para os municípios baianos. Basta a secretaria municipal de Educação procurar a Diretoria Regional de Educação (Direc) mais próxima e apresentar o seu articulador, que vai participar do processo de formação com os docentes da rede estadual e receber material didático para as escolas do município.

Motivação - O município de Paulo Afonso é um dos exemplos do sucesso que o Projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) possibilita no aprendizado dos estudantes. Para Sandra Marcula, articuladora regional, o projeto ajuda na motivação de professores e estudantes. “O docente se sente ainda mais animado diante desta possibilidade de abordar o conteúdo de uma nova maneira, e o aluno se interessa pelo que está sendo mediado. Agora, queremos trazer a família também para este universo, para que ela entenda o motivo do estudante ter um livro diferenciado, saiba da importância do Gestar e o incentive nesta jornada”, considera.

O Colégio Estadual Democrático Quitéria Maria de Jesus é uma das unidades do município que contam com o Gestar, envolvendo cerca de 260 estudantes. “Procuramos apresentar aulas diferentes, que chamem a atenção para a língua portuguesa e matemática. E percebemos claramente o avanço no aprendizado dos estudantes”, disse Ednalva Freitas, vice-diretora e articuladora do Gestar na escola.

Para Inaura Santos, 14 anos, estudante da 7ª série, o projeto mudou a forma de encarar as disciplinas. “Antes, não me interessava muito. Hoje em dia, entendo mais e tenho gosto em estudar tanto português como matemática. Aprendemos muitas vezes brincando, de uma forma divertida. Gosto muito do Gestar”, considera a aluna.

Na capital baiana, o Gestar também é referência, como mostra Jane Passos (foto), articuladora da Escola Estadual Santa Edwirgens. “Um dos principais destaques deste projeto é o fato de conseguir chamar a atenção dos estudantes para os conteúdos, que, no caso de língua portuguesa, aposta em atividades de leitura e escrita, com foco, também, na expressão oral. Outro ponto de destaque é que as temáticas são muito atuais, falam de tecnologia, Internet, com humor”, disse.

Números do Gestar

- Municípios – 276