Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
FPC abre projeto ‘Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ nos colégios da Rede Estadual
A Fundação Pedro Calmon, em parceria com as Secretarias de Cultura e da Educação do Estado, por meio do Centro de Memória, deu início ao Projeto Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade – 2024. Nesta edição, o projeto que tem o objetivo de percorrer municípios baianos que contribuíram para o processo de Independência do Brasil na Bahia, irá se desenvolver nos colégios da Rede Estadual de 17 cidades. A primeira parada foi em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nesta terça-feira (04).
Estudantes do Colégio Estadual de Cachoeira participaram da aula sobre o tema: “O processo de Independência do Brasil na Bahia”, com a professora Mestre em História, Tamires Costa. A aula narra a partir do território e dos elementos históricos a participação dessas localidades, trazendo uma visão ampla e diversa da história contada a partir do olhar dos munícipes.
A programação inclui também atividades artísticas e culturais. Foram distribuídas três publicações produzidas pela editora Fundação Pedro Calmon, entre elas um paradidático e os dois primeiros volumes da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia (CBIBB): “Independência do Brasil na Bahia: Memória e Patrimônio no Recôncavo”, da autora Tamires Costa; CBIBB Vol; “O Antilusitanismo e o processo de independência em Rio de Contas entre 1822-23″, do autor Moisés Amado Frutuoso; CBIBB Vol II: “Entre Brasil e Portugal: A Trajetória de Luís Paulino de Oliveira Pinto da França (1771 – 1824)”, da autora Danielle Machado Cavalcante Leite.
Este ano celebram-se os 201 anos de independência do Brasil, e o projeto tem o objetivo de promover ações que possibilitem as discussões e reflexão acerca da importância do papel da Bahia nesse processo, contribuindo para a preservação da história e memória da Bahia.
As atividades irão percorrer os municípios de: Cachoeira, São Félix, Maragogipe, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara, Feira de Santana, Caetité, Itaparica, Jaguaripe, Valença, Cairú, Governador Mangabeira, Simões Filho, Candeias, Camaçari e Salvador; presentes em cinco Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Recôncavo, Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Baixo Sul.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo