FPC abre projeto ‘Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade’ nos colégios da Rede Estadual

Foto: divulgação

A Fundação Pedro Calmon, em parceria com as Secretarias de Cultura e da Educação do Estado, por meio do Centro de Memória, deu início ao Projeto Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade – 2024. Nesta edição, o projeto que tem o objetivo de percorrer municípios baianos que contribuíram para o processo de Independência do Brasil na Bahia, irá se desenvolver nos colégios da Rede Estadual de 17 cidades. A primeira parada foi em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, nesta terça-feira (04).

Estudantes do Colégio Estadual de Cachoeira participaram da aula sobre o tema: “O processo de Independência do Brasil na Bahia”, com a professora Mestre em História, Tamires Costa.  A aula narra a partir do território e dos elementos históricos a participação dessas localidades, trazendo uma visão ampla e diversa da história contada a partir do olhar dos munícipes.

A programação inclui também atividades artísticas e culturais. Foram distribuídas três publicações produzidas pela editora Fundação Pedro Calmon, entre elas um paradidático e os dois primeiros volumes da Coleção Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia (CBIBB): “Independência do Brasil na Bahia: Memória e Patrimônio no Recôncavo”, da autora Tamires Costa; CBIBB Vol; “O Antilusitanismo e o processo de independência em Rio de Contas entre 1822-23″, do autor Moisés Amado Frutuoso; CBIBB Vol II: “Entre Brasil e Portugal: A Trajetória de Luís Paulino de Oliveira Pinto da França (1771 – 1824)”, da autora Danielle Machado Cavalcante Leite.

Este ano celebram-se os 201 anos de independência do Brasil, e o projeto tem o objetivo de promover ações que possibilitem as discussões e reflexão acerca da importância do papel da Bahia nesse processo, contribuindo para a preservação da história e memória da Bahia.

As atividades irão percorrer os municípios de: Cachoeira, São Félix, Maragogipe, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara, Feira de Santana, Caetité, Itaparica, Jaguaripe, Valença, Cairú, Governador Mangabeira, Simões Filho, Candeias, Camaçari e Salvador; presentes em cinco Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Recôncavo, Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Baixo Sul.