Fotografia auxilia estudantes de Barreiras a conhecer e ajudar na conservação do Cerrado

Palavras-chave:
Foto: divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A fotografia tem se revelado como um importante instrumento de ensino e aprendizagem para os estudantes das escolas estaduais que participam das oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras (CJCC), no Oestre Baiano, a 962 km de Salvador. Por meio de visitas de campo ao Parque Fiorante Galvani, o primeiro e único centro de conservação e Educação Ambiental do Cerrado baiano, os estudantes exercitam técnicas de fotografias aprendidas em sala de aula e lançam um olhar diferenciado para este que é o segundo maior bioma da América do Sul.
 
Como resultado, os alunos capturam imagens especiais e desenvolvem uma maior consciência sobre a necessidade do cuidado e da conservação da biodiversidade que o Cerrado envolve. “O Cerrado é muito importante para a nossa região. Em visita ao Parque, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a conservação, a pesquisa e a reprodução de animais que vivem naquele lugar, como estes animais, alguns até ameaçados de extinção, vivem e como se alimentam. A ideia é despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento do local onde vivem e mostrar a importância do bioma para o país, não só para a nossa região”, explica a professora do CJCC, Valdoiana Nascimento.
 
A estudante Lavínia Barbosa, 15 anos, que faz a oficina Trilha do Cerrado e acompanhou a turma da oficina de fotografia, falou sobre a experiência. “O que mais me chamou a atenção no Parque foi uma raposa que está sendo cuidada. Ela estava calma. Geralmente, quando um animal é maltratado ele fica agressivo e a raposa estava muito dócil. Aprendi muito sobre as capturas e os tratamentos dados aos animais que vivem lá”, comenta.
 
Leia também: 
 
Sua colega Adriane Maria Martins, 14 anos, que participa da oficina Fotografe, conta que a ideia da atividade é, além de conhecer o cotidiano do Parque, construir um vídeo com as fotos e mostrar para a comunidade escolar. “Após as visitas e pesquisas, estamos construindo um vídeo com a história do Parque e todo o trabalho executado no espaço e vamos exibí-lo no CJCC”, explica.   
 
Centro Juvenil
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassem o conhecimento convencional. Criados por iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, os centros estão instalados em Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim e Salvador. Nos Centros Juvenis são realizados cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes da rede estadual estão matriculados.
 

Notícias Relacionadas