Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

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Com foco nas melhorias dos indicadores da educação pública baiana a partir da implementação de políticas territoriais, o governador Jerônimo Rodrigues participou nesta segunda-feira (15), no Hotel Fiesta, em Salvador, da abertura do Fórum Extraordinário Undime Bahia 2024. O evento, que tem como tema “Aprendizagens na Educação Pública como epicentro das políticas educacionais para formação dos sujeitos do agora e do futuro” segue até o dia 17 de julho com a reunião de 1.200 dirigentes, conselheiros e gestores escolares das secretarias da educação dos municípios baianos.

Fotos: Amanda Chung
Palestras, exposição de painéis e conversações compõem a programação do fórum promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). De acordo com o governador, as estratégias elaboradas a partir deste encontro vão garantir a consolidação de aprendizagens nas unidades de ensino para crianças, jovens e adultos. “A educação precisa de um grande movimento como esse. É preciso unificar as ações, o planejamento, o orçamento dos entes federativos, e dentro dos governos municipais é preciso que as secretarias dialoguem. A nossa função enquanto gestores em educação é ser resolutivo. Participo desse evento animado, por saber que estamos trabalhando juntos por uma educação pública de qualidade”, salientou.

Para a secretária da educação do Estado Rowenna Brito, a parceria entre a SEC e a Undime “é uma agenda de colaboração. Estado e municípios caminhando juntos e construindo políticas públicas da educação e alinhando a agenda estratégica, como a alfabetização da criança na idade correta, a de jovens e adultos e o nível de aprendizagem deles”, afirmou. No local, a SEC também participa do Plantão de Atendimentos Institucionais e Governamental, junto ao Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para prestar assistência aos profissionais da educação.

O espaço do fórum também está sendo utilizado para compartilhar conhecimento. “Estamos trazendo pautas muito caras para a educação da Bahia, que tratam do fortalecimento do regime de colaboração e do trabalho intersetorial com outras secretarias e demais órgãos. O pilar deste fórum é a educação dos nossos alunos. Um processo de ensino e aprendizagem na escola”, comentou o presidente da Undime Bahia, Anderson Passos.

Dentre os temas abordados durante os três dias do evento também estão o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023: para além do tempo, as dimensões do ser (cognitiva, física emocional, social, cultural e política); Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA): monitoramento, avaliação das atividades e resultados já alcançados após um ano de lançamento do CNCA; Os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital; Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. A programação completa pode ser consultada no link: https://undimebahia.com.br.

Experiências educacionais positivas

A novidade deste ano no Fórum Extraordinário Undime Bahia 2024 é a Vitrine das Experiências Exitosas Municipais. Um espaço que traz a apresentação de projetos educacionais que deram certo, realizados em 20 cidades baianas como Planaltino, Bonito, Teixeira de Freitas, Conceição do Almeida, Rio Real, Bom Jesus da Lapa, Maetinga, Itagimirim, Canavieiras, Caculé, Caém, Olindina, Barreiras, Boa Nova, Sobradinho, Nova Itarana, Novo Horizonte, Nova Viçosa, Licínio de Almeida, Morungaba e Juazeiro.

Direto de Sobradinho, no Sertão do São Francisco, a secretária municipal da educação Ducilene Soares Kestering trouxe para o fórum o projeto de implantação, desde 2021, das disciplinas Cidadania Digital e Patrimônio Tatauí. O projeto foi pensado considerando a necessidade de estabelecer conexões entre as escolas, com a instalação de 18 laboratórios de informática; e a consciência cidadã dos estudantes sobre a sua identidade, pensando na diversidade e história do seu povo.

“Nossos professores foram selecionados para apresentar suas experiências em Brasília, na Embaixada do Reino Unido e também no Ministério Público, em Salvador. Trata-se de um trabalho de fortalecimento da identidade e também da cidadania digital, porque hoje vivemos na era da tecnologia e precisamos ensinar meninos e meninas a usá-la para o bem. A partir dessa experiência, outros municípios também podem implantar em suas escolas”, explicou a secretária municipal.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

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