Filme inspira debate sobre o novo Ensino Médio com estudantes em Praia do Forte

Palavras-chave:
Foto: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Praia do Forte (83 km de Salvador), participaram, nesta sexta-feira (14), da sessão especial do documentário "Nunca me Sonharam". A atividade foi seguida de uma roda de conversa sobre o tema “Os Desafios do Ensino Médio”, que contou com a participação de alguns convidados, a exemplo do gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco, Alexsandro Santos.
 
O documentário exibido trata dos desafios e das perspectivas de futuro de quem vivencia a realidade do Ensino Médio em escolas públicas de diferentes partes do Brasil, envolvendo depoimentos de estudantes, gestores, professores e familiares a respeito do valor da Educação.
 
“Esse visionamento coletivo do filme tem grande potencial para reafirmar a crença na educação pública como motor de transformação para as juventudes brasileiras, ou seja, uma estratégia para repensar a relação escola e sociedade”, destaca a coordenadora de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Tereza Santos Farias.
 
O gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco, Alexsandro Santos, fala sobre a importância do diálogo com a juventude. “Aprendi muito com os jovens no encontro de hoje, pois nos trouxe uma reflexão sobre o lugar do jovem na escola pública, quais seus sonhos em relação ao futuro e mostrou como é importante uma escola que permite aos jovens dialogar e participar da gestão”, ressalta.
 
O estudante líder de classe Luiz Eduardo Madureira, 17, do 2º ano, conta que se identificou muito com o filme. “A parte que mais gostei e que tem a ver com o que estou passando foi sobre o depoimento dos estudantes sobre a dúvida na escolha da futura profissão. A roda de conversa foi bem legal porque discutimos sobre preconceito, gravidez na adolescência, planos para o futuro e outras questões”, afirma.
 
Para o presidente do Colegiado Escolar, Hélio Nascimento dos Santos, 19, o encontro foi muito estimulante. “Atividades como esta são muito importantes porque servem de estímulo e nos sentimos motivados para atingir nossos objetivos”, acredita.

Notícias Relacionadas