Festival de xadrez reúne estudantes enxadristas no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Fotos: Claudionor Jr. Ascom /Educaçlão

De frente para o campo da Arena Fonte Nova, estudantes da rede estadual ficaram de olho no tabuleiro durante o Festival de Xadrez, no nível 6 do estádio, como parte da programação dos  Jogos Estudantis da Rede Estadual (Jerp). A atividade integra a programação do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado pela Secretaria da Educação do Estado até esta sexta-feira (04), na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O jogo de xadrez se caracteriza como importante instrumento pedagógico que pode ajudar no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas. Com cinco rodadas disputadas, cada jogador teve que mostrar concentração e raciocínio rápido para tentar conquistar o maior número de pontos e chegar ao pódio. Ao final, os primeiros colocados receberam medalhas do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

O estudante Bruno Monteiro, 14 anos, da Escola Estadual Professora Natalia Vinhaes, fala como conseguiu conquistar o primeiro lugar na categoria masculina e geral. “O professor Emerson começou a realizar aulas toda sexta para que os interessados pudessem aprender. Como eu já conhecia o jogo, me inscrevi e há um ano venho praticando direto. O legal é que essa rotina me ajuda também na sala de aula porque desenvolve maior rapidez no raciocínio,” destaca.

O professor de matemática, Emerson Ferreira, conta que as medalhas conquistadas pelo seu aluno, é uma pequena parte do projeto. “Trazer esses meninos para o Xadrez ocupa um espaço que poderia ser preenchido por más influências. E ver a dedicação dele mostra que estamos no caminho certo, até mesmo, como exemplo para os colegas”, relata.

Com a conquista do 1º lugar na categoria feminina, a estudante Rosângela Marques, 15, do Colégio Estadual Vera Lux, em Nova Brasília, afirma que jogar xadrez se tornou um hábito divertido. “Comecei a aprender na escola, e hoje pratico, no mínimo, duas vezes por semana. Se não for no colégio, procuro amigos que tenham essa paixão em comum para praticarmos sempre”.

Jerp – O Festival de Xadrez integra os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). No 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, 1.250 estudantes participam das etapas finais das competições nas modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e judô. O Jerp tem como objetivo fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação.