Festival de capoeira encerra atividades dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com oficinas de caxixi e berimbau, além de rodas de capoeira, os estudantes participaram, nesta quinta-feira (23), do Festival de capoeira, que marcou o encerramento dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), dentro da programação do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual. No festival, os estudantes abriram a roda e mostraram toda a beleza do gingado da capoeira.
 
A estudante Jéssica Novaes, 15 anos, do Colégio Estadual Dionísio Cerqueira, falou como a capoeira mudou sua vida. “Entrei há um mês no esporte e estou gostando muito. A atividade está me fazendo ter mais interesse em frequentar a escola. É muito bom conhecer mais sobre a capoeira e sua história que se confunde com a própria história do Brasil”, contou.
 
O professor de capoeira, Emílio Filho, falou como a modalidade pode contribuir na formação dos alunos. “Acho que através das oficinas e do envolvimento com a capoeira, os estudantes aprendem mais sobre sua ancestralidade, além de também promover oficinas para o aprendizado de uma atividade como a confecção de berimbaus e caxixis,” ressaltou.
 
JERP - Os Jogos Estudantis da Rede Pública são promovidos pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE). O projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, por meio do esporte, envolvendo, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos. No 5º Encontro Estudantil participam 700 estudantes que vieram de várias partes do Estado.

Notícias Relacionadas