Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › FEBRACE - Rede estadual irá representar a Bahia om 18 projetos estudantis
FEBRACE - Rede estadual irá representar a Bahia om 18 projetos estudantis
Publicado em qua, 05/02/2020 - 15:00 por ASCOM
Palavras-chave:
Projetos de 18 unidades escolares da rede estadual participam como finalistas da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), cuja mostra acontece entre os dias 17 e 19 de março, em São Paulo. A cerimônia de premiação será no dia 20. Considerada a maior mostra de Ciência e Engenharia do país, o evento reúne trabalhos desenvolvidos por estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil. Na rede estadual de ensino, os projetos dos estudantes foram desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que fomenta o fazer ciência em sala de aula.
O projeto “África sertaneja: memória africana na cultura nordestina” é um dos 18 projetos selecionados para a FECIBA 2020. “Pesquisamos a origem da dança ‘quebra canela’, que acontece na zona rural de Matina e a possível ligação com o continente africano. Estou muito contente com o resultado e com a oportunidade de apresentarmos o projeto fora do nosso Estado e em um evento reconhecido nacionalmente”, declarou a estudante Graziela Silva Santos, 17, que cursava o 2º ano em 2019, quando teve seu trabalho inscrito na feira nacional. A aluna e seus colegas de equipe são do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, localizado no município de Matina.
Victor Gabriel Brito de Melo, 18, então estudante do 3º ano, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Tecnologia Informação e Comunicação, localizado em Lauro de Freitas, vai representar a sua equipe com o projeto “Ecotech”. “Produzimos um documento que visa regularizar a questão do lixo eletrônico e, também, criamos o aplicativo Ecotech (disponível na Play Store), que mostra os pontos de coleta de lixo eletrônico em Salvador”, explicou.
É também um dos 18 selecionados para a FEBRACE o projeto “Ontem, hoje e amanhã tem Matemática”, orientado pela professora de Matemática, Nildete Luz Souza, do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, no município de Inhambupe. “Esta é a segunda vez que um projeto nosso vai para esta feira nacional. Estamos muito felizes e espero que que os estudantes aproveitem este importante espaço e este momento de reconhecimento. Hoje, o estudante tem mais visibilidade e o professor termina se reconhecendo por meio do protagonismo do seu aluno”, disse a educadora.
O trabalho, realizado pelas alunas Larissa Santos Aristides e Mara Evelyn Ferreira Souza, tem por objetivo conscientizar os alunos do 2º e 3º ano sobre a importância de fazer as avaliações externas, como o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A culminância do trabalho, disse a professora, mostrou um resultado positivo. “O trabalho, que consistiu em levar para os estudantes situações-problema na área da Matemática para que eles resolvessem, revelou resultados surpreendentes: melhorou o aprendizado, a segurança para resolver as questões e consciência sobre a importância de se comprometer com as provas externas do sistema de Educação”.
Pesquisa estudantil
A coordenadora do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Shirley Costa, ressalta que o produto da pesquisa estudantil é apresentado à comunidade científica nacional e internacional a partir da seleção realizada pela Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). “Com o objetivo de promover a criação de ambientes de aprendizagem ativa que priorizam o ensino pela pesquisa, a SEC, por meio do Ciência na Escola, tem conquistado espaços nacionais e internacionais de popularização da ciência que reafirmam o compromisso da Bahia com o percurso formativo dos nossos estudantes”.
A coordenadora do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Shirley Costa, ressalta que o produto da pesquisa estudantil é apresentado à comunidade científica nacional e internacional a partir da seleção realizada pela Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). “Com o objetivo de promover a criação de ambientes de aprendizagem ativa que priorizam o ensino pela pesquisa, a SEC, por meio do Ciência na Escola, tem conquistado espaços nacionais e internacionais de popularização da ciência que reafirmam o compromisso da Bahia com o percurso formativo dos nossos estudantes”.
Ainda conforme a coordenadora, A FEBRACE reconhece a trilha do conhecimento científico promovido pela Secretaria da Educação. “Ter estudantes baianos nessa feira nacional, concorrendo entre os melhores do Brasil, nos enche de motivação para seguirmos em frente com a bandeira da criatividade e da autonomia dos estudantes, inspirando o currículo em ação na Escola”.
Sobre a FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizado na Universidade de São Paulo (USP), em uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE, destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizado na Universidade de São Paulo (USP), em uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE, destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão.
Projetos selecionados para a 18ª FEBRACE:
1. AFRICA SERTANEJA: MEMÓRIA AFRICANA NA CULTURA NORDESTINA: Sirleia Pereira dos Santos, Cristiane dos Santos Souza, Graziela Silva Santos (estudantes) e Janildes Almeida Chagas (orientadora) - Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, MATINA. Diretora: Gilvane Caldas Lima.
2. ANTROPOLOGIA ARGACIT - ARGAMASSA FEITA ATRAVÉS DO PLÁSTICO: Luiz Vinícius Cardoso Matos (estudante) e Davi Ferreira Barreto (orientador). Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, Santo Antônio de Jesus. Diretora: Joelma de Queiroz.
3. BANCO DE SEMENTES DO CERRADO COM USO DE QR CODE: Carlos Antônio Porto dos Santos Amarante, Emanuel Alves Ribeiro, Iara de Oliveira Santos (estudantes), Eliane da Silva Nunes (orientadora) e Laísa Macedo Brandão (coorientadora). Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), Barreiras.
4. BIODIGESTORES EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CACULÉ-BA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA AGRICULTURA FAMILIAR - Ester Santana Oliveira Santos, Diogo Rennam Vieira Trindade, Leidiane Alves Santana (estudantes) e Edjane Alexandre Costa Soares (orientadora). Colégio Estadual Norberto Fernandes, Caculé. Diretor: Expedito dos Santos Filho.
5. DEGRADAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO CETEP DO PIEMONTE DA DIAMANTINA II: Elisângela Alves Silva, Lirian Grasiele da Cruz Souza, Milena Conceição Eduardo Rodrigues (estudantes) e Lauducéia da Cruz Santos (orientadora). Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II, Jacobina.
6. DEIXA DE SER TROUXA: UM JOGO PARA APRENDER HISTÓRIA A PARTIR DA SAGA HARRY POTTER: Amanda Almeida Oliveira (estudante) e Karla Dias de Lima (orientadora). Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista.
7. ECOTECH: Clara Martins da Gama Davi, Victor Gabriel Brito de Mello, Beatriz Bispo de Melo (estudantes) e Carla Vanesca Rabelo Ollandezos (orientadora). Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação, Lauro de Freitas. Diretor: Denis Rios ((71) 98506-4811 http://estudantes.educacao.ba.gov.br/noticias/estudantes-sao-selecionados-para-maior-feira-de-ciencia-e-engenharia-do-pais
8. ESTUDO COMPARATIVO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUÍMICO DA PERESKIA ACULEATA MILLER CULTIVADA EM PARE EM SISTEMA FOTOSSINTÉTICO ATIVO (2670). Ariel Amorim Peixoto Batista, Rafael Sacramento Serra das Neves, João Matheus Souza Oliveira, Solange Rodrigues MUti (Orientador), Elton Borges De Sena Barreto (Coorientador). CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, SALVADOR. BIO - 207 Fisiologia
9. GRUPO DE DANÇA QUILOMBO DOS ANJOS (1840). Bruno da Silva Souza, Sara dos Santos Silva, Cláudia Regina Oliveira Patez (Orientador), Colégio Estadual Antônio Batista, CANDIBA. HUM - 602 Sociologia. Diretor - VALDIMIR PEREIRA REIS (77) 98140-4513 / (77) 3661-2318
10. LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE BORBOLETAS DO DISTRITO DE IBITIRA - RIO DO ANTÔNIO, BA (2787). Amanda Luzia Marçal Moreira, Marcia Nicoly Batista Barbosa Pereira, Marcos Alves Batista (Orientador), Lucineide Marçal Vieira (Coorientador). Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, RIO DO ANTONIO. BIO - 201 Biologia Geral. Projeto da Feira: Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia - FECIBA
11. LIMA-DA-PÉRSIA COMO SOLUÇÃO ALTERNATIVA E NATURAL PARA A DESINFECÇÃO DA ÁGUA (1219). Taina Larissa Pires Nascimento, Julya Pires da Silva, Ana Paula Soarea da Silva (Orientador), Ivandi Oliveira Luz (Coorientador). Colégio Estadual João Vilas Boas, LIVRAMENTO DO BRUMADO. BIO - 208 Bioquímica
12. MAPEA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: Kauã Cunha Silva, João Pedro Araújo Guimarães, Halbert Araújo Marques da Silva (estudantes) e Adaltro José Araujo Silva (orientador). Colégio Estadual Wilson Lins, Valente.
13. ONTEM, HOJE E AMANHÃ TEM MATEMÁTICA: Larissa Santos Aristides, Maria Evelyn Silva Ferreira Souza e Nildete Luz Souza (Orientador). Colégio Estadual Profa. Simone Simões Neri, Inhambupe. Diretor: Francisco da Silva Oliveira.
14. RAZÃO CELESTE: UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA: Maicon Douglas Invenção Viana dos Santos (estudantes) e Jorge Lucio Rodrigues das Dores (orientador). Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador.
15. SUPERFÍCIE FILTRANTE COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUSTENTÁVEL PARA O USO EM RESERVATÓRIOS DOMÉSTICOS: Caio Washington Mesquita de Lima, Mariana Santos Santana, Ismirna Israelle Pereira dos Santos (orientadora), Heloisa Lemos de Santana (coorientadora). Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu.
16. BIOSSEMENTEIRA ECOLÓGICA: Adriele Rocha dos Santos, Thâmara Mislany Barreto dos Santos (estudantes) e Aline Dourado Sena Gama (orientadora). Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia (CETEP) do Rio Grande, em Barreiras.
17. UTILIZAÇÃO DO FRUTO DO JATOBÁ (HYMENAEA COURBARIL) PARA A PRODUÇÃO DE BEBIDA NUTRICIONAL: Diogo de Souza Regis e Wilka Teixeira de Miranda (orientadora). Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras.
18. ELABORAÇÃO DE CONSERVAS DE PALMITO DO MIOLO DA BANANEIRA (MUSA SPP) COMO ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO E RENDA: Dievisson Wyllyan de Souza Baliza, Matheus Almeida Campos, Walas de Oliveira Santos (estudantes), José Carlos Levi Guedes (orientador) e Tailan Silva de Melo (coorientadora). Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo