Fanfarras escolares da capital e interior desfilam no 7 de Setembro

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Movidas por coreografias, cores e diferentes sons dos instrumentos de sopro e percussão, as fanfarras e bandas de 105 escolas estaduais localizadas na capital e interior do Estado participam, na manhã desta quarta-feira (7/9), do desfile cívico do 7 de Setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. O evento contará com o envolvimento de 6 mil 444 estudantes que ensaiaram durante todo o ano para fazerem bonito durante as apresentações em seus respectivos municípios.  
 
Em Salvador, as escolas desfilam a partir das 9h, do Corredor da Vitória até a Praça Castro Alves, no centro da cidade, onde seguem contagiando a todos durante o trajeto. No interior, em cidades como Itabuna e Brotas de Macaúbas, os desfiles acontecem simultaneamente com a mesma animação e patriotismo. 
 
Representando a fanfarra Famusa, do Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, em Salvador, Leticia Veríssimo, 13 anos, conta que está ansiosa para o desfile. “Faço parte do coreográfico na linha de frente da banda e gosto muito de me apresentar, pois, a gente se expressa e alegra o público nas ruas”, afirma.
 
Para Adriana Stephanie Vanderlei, 15, o 7 de setembro vai marcar a sua vida. “Estou muito contente porque este vai ser o meu primeiro desfile oficial. Ensaiei muito e vou dar o melhor de mim”, afirma a Mór da fanfarra Famusa, que é responsável por comandar a banda com seu bastão. 
 
No interior
O estudante Eduardo de Almeida Silva, 16, há quatro anos faz parte da fanfarra do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado no município de Juazeiro (508 km de Salvador). “Aprendi a tocar timbal quando entrei na fanfarra e me identifico muito com o instrumento, que serve para dar ritmo à banda juntamente com a caixa. Toda vez que me apresento, sinto aquele frio na barriga e isso é muito emocionante”, revela. 
 
Em Vitória da Conquista (519 km da capital), fanfarras e bandas de seis unidades escolares da rede estadual desfilarão na cidade. Uma delas é a Fancersn, do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, que participa do desfile há seis anos e possui 80 membros. Com o tema “Ler e escrever: compromisso de todas as áreas”, o Centro Integrado Navarro de Brito (Cienb), contará com cerca de 150 estudantes, que irão representar a escola com o pelotão de bandeiras e a fanfarra.
 
A coordenadora da Educação Integral, da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito, acredita que “as fanfarras desenvolvem a musicalidade, associando o ensino da música com o cotidiano escolar de cada estudante, além disso, trabalham com a inclusão social, a diversidade cultural e racial, dentre outros aspectos que norteiam a sociedade”, destaca. 
 
>> O desfile foi destaque na TV Bahia. Assista ao vídeo. 
 

Notícias Relacionadas