Fanfarras escolares abrilhantam desfile do 2 de Julho no interior

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
As bandas e fanfarras das unidades escolares da rede estadual de ensino localizadas nas cidades do interior do estado deram um show à parte, neste domingo, nos desfiles cívicos do 2 de Julho, em comemoração à Independência da Bahia. A importante data histórica marca a luta e a separação do Brasil do domínio de Portugal.
 
Foram meses de ensaios e dedicação dos estudantes que levaram às ruas uma mostra de suas habilidades com instrumentos de sopro e de percussão. Além disso, surpreenderam o público presente ao executarem diferentes passos coreográficos.
 
No município de Juazeiro (508 km de Salvador), a Fanfarra Águia de Haia (FANAH), do Colégio Estadual Rui Barbosa e a Banda Marcial do Colégio Estadual Antonilio da França Cardoso (BAMAFC) desfilaram pelo centro da cidade tocando hinos e canções relacionadas à pátria. Um dos integrantes da BAMAFC, o estudante Breno Oliveira Paz, 15, 9º ano, fez sua estreia na fanfarra tocando o instrumento bumbo. “É muito bom poder apender a tocar um instrumento e mostrar para as pessoas o nosso talento”, afirma entusiasmado.
 
 
Quem também abrilhantou as ruas da cidade de Vitória da Conquista (517 km da capital) foi a Fanfarra do Colégio Estadual Spínola Neto (FANCEFS). Para a estudante Thaís da Silva, 11, 6° ano, participar do evento cívico foi marcante. “Sempre assisti aos desfiles e agora fiz parte dele tocando o instrumento cornetão. Estou muito feliz e já na expectativa do próximo que será no dia 7 de setembro”, conta animada.
 
Segundo a diretora do colégio, Laucimar Carvalho, a fanfarra tem uma importante função na vida escolar dos alunos. “As fanfarras desenvolvem o espírito cívico, ajudam na compreensão do valor da música e a interação com estudantes de outras escolas ao participarem de desfiles como o do 2 de Julho”, explica a gestora.
 
Também foram realizados desfiles em Caetité (636 km de Salvador), com a participação da Fanfarra do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (FANCEP), e no município de Brejões (278 km da capital), que contou com o desfile da fanfarra do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura.

Notícias Relacionadas