Exposição destaca artes visuais estudantis na Arena Fonte Nova

Palavras-chave:
Obras de arte que impressionam pela técnica e pela beleza. Assim podem ser definidas as 94 peças que compõem a exposição Artes Visuais Estudantis (AVE), um dos projetos que integram o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece até a próxima quinta-feira (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador. As telas foram criadas por estudantes da rede estadual de ensino, com estilos e técnicas diferenciadas, a exemplo de pinturas em tela, esculturas com materiais recicláveis, colagens com papel e grafite. A exposição está em cartaz no nível 6, da Arena Fonte Nova e aberta ao público das 8h às 18h.  
 
O estudante Leonardo Santos Silva, 22, do 3º ano do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB), localizado em Campo Formoso, está expondo o seu quadro pintado com tinta óleo intitulado “Minha terra, meu orgulho”. “Eu fiz o quadro com base nas histórias          que o meu avô contava sobre a vida dele sofrida na seca, numa roça em Alagadiços e estou muito feliz de estar pela primeira vez na capital mostrando o meu trabalho”, conta entusiasmado.
 
Natália da Silva, 18, do 2º ano do Colégio Estadual Integração Distrito de Itabatan, localizado em Mucuri, está apresentando o seu quadro “Superação”, confeccionado com linhas entrelaçadas em um prego que forma a sua caricatura. “Fiz essa arte baseada em um momento da minha vida no qual estava passando por um problema pessoal. Os pregos representam a dor que eu senti e as linhas são as cicatrizes que, mesmo com essa dificuldade que eu passei, continuo feliz”, revela a estudante.
 
A artista plástica PHD em Educação e Arte Indígena pela Universidade de Ciências e Arte de Paris, Débora Fontes, que faz parte dos grupos de jurados do AVE, elogiou a qualidade das obras em exposição. “É simplesmente inenarrável a maneira que esses jovens artistas brilhantes que serão no futuro constroem suas obras com uma roupagem e técnica próprias deles, que buscam a atualidade e problemas sociais e, principalmente, com o traço marcante com o que estamos vivendo no momento”, destaca.
 
 
O artista visual e curador de arte, Juarez Mattos, classificou as obras dos estudantes como surpreendentes. “São jovens que possuem uma inclinação muito grande para a arte, pois são obras que possuem resultados surpreendentes”, afirma o jurado. 
 
O Artes Visuais Estudantis (AVE) é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente e propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida. Além disso, visa promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas. 

Notícias Relacionadas