Experimentos científicos de estudantes da rede estadual ganham destaque no 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola

Mais de 160 experimentos projetados por 332 estudantes das escolas estaduais de todo o Estado estão disponíveis para visitação na Feira de Ciências da Bahia, que integra a programação do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura. O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece desta quarta (27/11) até sexta-feira (29/11), na Itaipava Arena Fonte Nova, e marca a culminância de projetos estruturantes realizados durante o ano letivo nas escolas da rede.

A Feira está aberta à visitação das 9 às 18h. A proposta é abrir espaço para a experimentação, investigação e vivências, enriquecendo e agregando significados ao processo de ensino e de aprendizagem dos conhecimentos científicos por parte dos estudantes da rede estadual.

Os alunos Valdenir Ferreira e Devanilda Carvalho, ambos de 16 anos e cursando o 1º ano do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, no município de Inhambupe, exibem uma miniusina de lavagens e moagem de PET. O objetivo é reaproveitar a garrafa e reduzir os impactos causados pelo descarte das PET no meio ambiente.

“No nosso município, há muitas garrafas PET poluindo o rio Inhambupe, causando distúrbio ambiental, principalmente quando chove. Nosso projeto tem o objetivo de diminuir a produção do produto”, explicou Valdenir. A colega Denavilda completou: “penso na sustentabilidade do nosso planeta, e, com esse experimento, podemos gerar renda para nossa cidade com a comercialização do grânulos que poderão ser transformados em novas garrafas PET, pela indústria”, considerou.