Expectativa para a Copa do Mundo toma conta de estudantes da rede estadual de ensino

A Copa do Mundo 2014 começa oficialmente nesta quinta-feira (12/6), e o evento tem um sabor ainda mais especial para estudantes da rede estadual da Bahia. Além de viverem a sua primeira Copa no País, mais de mil alunos ganharam a oportunidade de experimentar essa emoção de perto. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Ministério da Educação (MEC) distribuíram, para 46 unidades, 2.300 ingressos para que os alunos possam assistir aos jogos na Arena Fonte Nova com seus acompanhantes.
 

Adalberto Mendes Ferreira Neto, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado na Pituba, nem lembra direito quando o futebol começou a fazer parte da sua vida, mas tem certeza de que é o seu esporte preferido. “Eu adoro futebol e sempre que posso vou ao estádio para torcer pelo meu time de coração, que é o Bahia, mas na Copa é diferente. Vou conhecer grandes seleções e os melhores jogadores do mundo”, conta o estudante, que vai assistir à disputa entre Suíça e França, no dia 20 de junho, pela fase de classificação.

Cheio de expectativa para a partida, o estudante ainda não decidiu para quem vai torcer. “Vou acabar torcendo pelas duas seleções. O mais importante é ver o jogo com o meu amigo, que é o meu pai”, revela o estudante, deixando o pai emocionado. “Para mim, esse é um momento de felicidade. Todo pai fica contente quando é reconhecido pelo seu filho”, ressalta o pai de Adalberto, Fábio de Jesus Mendes Ferreira.

Para o atendente de farmácia Ivan Lima da Silva e o seu filho Eder Ribeiro da Silva, 17 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Severino Vieira, em Nazaré, a partida disputada entre Espanha e Holanda, no dia 13 de junho, será ainda mais especial. Será a primeira vez que o estudante pisará em um estádio de futebol. “A nossa expectativa em participar de um momento como esse é muito grande, principalmente para o meu filho. Ele adora futebol, sempre faz testes para times, joga nos campeonatos de bairro, mas nunca teve a oportunidade de assistir a um jogo no estádio”, disse Ivan.

Sorteio – A ação faz parte do projeto Escola na Copa e beneficiará 901 escolas públicas e mais de 48 mil estudantes e acompanhantes em todo o país. O projeto fez a seleção das escolas por meio do sorteio da Loteria Federal, realizado no dia três de maio, considerando os cinco últimos algarismos do código da instituição de ensino cadastrado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A seleção dos estudantes também foi realizada por meio da Loteria Federal, baseada nos cinco últimos algarismos da matrícula no Censo Escolar da Educação Básica de 2013.

Notícias Relacionadas