Estudantes visitam exposição sobre Oswaldo Cruz e suas contribuições para a Ciência e a Saúde no Brasil

Fotos: Claudionor Jr
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudantes da rede estadual estão tendo a oportunidade de conhecer a vida e obra do cientista Oswaldo Cruz. A iniciativa acontece por meio do projeto Caravana Científica, que leva os alunos a participarem da exposição itinerante “Oswaldo Cruz – O médico do Brasil”, realizada na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no bairro Brotas, em Salvador. Nesta segunda-feira (7), participaram da atividade os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Corrêa de Menezes Sant’Ana (CEEP), localizado do Nordeste de Amaralina.
 
A exposição está montada dentro da Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Santana, por onde os estudantes fazer uma viagem no tempo, para conhecer, ainda mais, sobre as contribuições de Oswaldo Cruz para a Ciência e a Saúde no Brasil. “Começamos com a visita guiada pelos banners, onde contém toda a história e trajetória profissional desse grande cientista. Também, para enriquecer a exposição, trouxemos a exposição de insetos e caramujos. Em seguida, passamos para a contação de história “ Oswaldo e seu castelo”, onde a gente pincela como foi o começo da vida dele, suas viagens e pesquisas e partimos para a apresentação de dois vídeos. O primeiro que retrata Oswaldo Cruz e o segundo sobre a descoberta de Carlos Chagas. Ao final, abrimos para perguntas, curiosidades e debates. É uma atividade bem bacana e rica de informações”, explica Carla Cavalcanti, servidora da FIOCRUZ.
 
 
A estudante Eliana Amancio, 40, que faz o curso Técnico em Enfermagem, disse que o momento foi de grande aprendizado. “É uma exposição muito enriquecedora, principalmente para nós que estamos na área de Saúde. Todo conteúdo visto aqui é interessante e muito vasto. Para mim é gratificante conhecer a vida de um grande cientista, que fez muito pela sociedade, combatendo muitas enfermidades, e isso em um tempo que não havia todo essa tecnologia”, conta.
 
A professora de Biologia e coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Rosangela Costa, acompanhou os alunos e fala sobre o reflexo da atividade no processo de formação dos futuros profissionais de Saúde. “Esta visita aqui para eles que estão na área de Saúde tem uma gama de importância. Muita coisa que vimos aqui faz parte do nosso cotidiano de aprendizado e vem ampliar aquilo que a gente trabalha em sala, além de mostrar de maneira visual, contundente e histórica para que eles percebam essa necessidade de eles estarem, a partir daí, sendo protagonistas da própria história”, disse.
 
Para Luzinete Guimarães, 39, do curso Técnico em Nutrição, foi uma manhã enriquecedora. “Eu gostei muito da exposição. A gente aprendeu um pouco mais sobre Oswaldo Cruz, um homem que ajudou nas pesquisas para as vacinas, tão importantes para a nossa saúde e que salvam muitas vidas. É uma atividade bem interativa, porque a gente passeia pelos ambientes bem legais e todos informativos”, conclui.

 

Notícias Relacionadas