Estudantes unem tecnologia e sustentabilidade para criar projetos de robótica e de produção de alimentos

Foto: divulgação

O investimento da Secretaria da Educação do Estado (SEC) na formação da equipe docente e na implementação de projetos vem transformando a vida de professores e estudantes, permitindo o desenvolvimento das potencialidades na comunidade escolar. No Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, em Santa Bárbara, 20 alunos vêm implementando projetos que unem tecnologia e sustentabilidade, como a Horta Inteligente de Irrigação Automática e o Desenvolvimento de Brinquedos Robóticos com Materiais Recicláveis.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agroindústria recebem orientação da professora Hevelynn Franco Martins, que está  conduzindo 48 projetos na escola. “É importante destacar a motivação da equipe gestora na construção de uma educação diferenciada, pautada no protagonismo dos estudantes. Implementar essas atividades fará com que se tornem adultos maduros, atentos às novas tecnologias e à responsabilidade social”, avalia Hevelynn.

A professora faz parte de um grupo de dez professores baianos selecionados para o Encontro Nacional de Educação Steam, na Universidade de São Paulo (USP), em setembro. “Minhas formações foram essenciais para meu interesse em tecnologia e metodologias ativas. Após aprender sobre Cultura Maker e Educação Steam, resolvi desenvolver projetos com meus alunos. Estou finalizando o curso da Liga Steam e participo da formação do Steam+ do Instituto Anísio Teixeira (IAT)”, explica.

Um dos projetos utiliza Cultura Maker e Steam para desenvolver 35 brinquedos robóticos com material reciclável, que serão doados para crianças carentes de Santa Bárbara. “Este projeto nos cativou para a preservação do meio ambiente e nos motivou a estudar sobre tecnologia. Produzir cada brinquedo para doar nos motivou a trabalhar com mais compaixão e seriedade. Agradecemos à professora Hevelynn por plantar essa semente em nossos corações”, declarou o estudante Ruan Pablo Sousa Santos.

Outro projeto visa a criação de um robô para medir a umidade do solo e realizar a irrigação automaticamente, otimizando o uso da água, melhorando o crescimento e a produtividade das plantas, além de reduzir o trabalho manual, monitorar as condições da horta, promover a sustentabilidade e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de uma alimentação saudável com uma ferramenta educativa e divertida para todas as idades. “A professora despertou a vontade de desenvolvermos um projeto que envolvesse robótica e sustentabilidade. Este é nosso primeiro contato com a robótica, estamos apaixonados pelas possibilidades. Sem dúvidas, será uma das nossas opções de carreira”, disse a estudante Isabelle Estrela Matos.

Steam - O objetivo dessa formação é estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das secretarias estaduais da Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes em cada Estado e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam nas redes públicas de Educação Básica do Brasil.