Estudantes tiram carteira de trabalho e recebem orientações

Foto: Ascom/SRTE

Os estudantes das escolas estaduais de Salvador estão recebendo orientações sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho através de uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. A iniciativa faz parte do projeto ‘Volta ao Mundo do Trabalho’, onde estão sendo programadas visitas às escolas com a realização de palestras e emissão da primeira via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), por meio de uma unidade móvel de atendimento. O Colégio Estadual Filadélfia, localizado no bairro Vila Canária, em Salvador, foi a primeira unidade a ser contemplada com ação, nesta semana, com a participação da comunidade local.

Raiane Almeida, 14 anos, conta que as informações passadas pelos representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego serão muito úteis. “Fiquei empolgada ao saber que podemos ingressar no mundo do trabalho como aprendizes, por isso, aproveitei para fazer a primeira via da minha carteira de trabalho”, afirma a estudante contente ao saber que receberá o seu documento na própria escola, em poucos dias.

Quem também aproveitou para dar entrada no documento foi Adalberto Lima, 14 anos, que cursa o 9º ano. “O que mais me chamou a atenção foi a questão abordada sobre o trabalho infantil e que acaba atrapalhando os jovens nos estudos. Além disso, ficamos sabendo um pouco mais sobre os direitos trabalhistas e podemos repassar estas informações para outras pessoas”, diz o estudante.

A ação é fruto de mais uma parceria do programa Educação para Transformar. O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, José Maria Abreu Dutra, ressalta que “o projeto visa aproximar os jovens do Ministério do Trabalho levando conhecimento sobre direitos trabalhistas, nossos serviços de apoio na defesa dos trabalhadores e para que também conheçam as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, a exemplo do estágio ou de como ser um aprendiz”, explica. Ele também informa que a atividade será estendida a outras unidades de ensino no decorrer do ano.

Para o vice-diretor do colégio, José Américo, esta iniciativa é muito importante. “Essa ação oportuniza aos jovens a conhecerem informações que serão úteis para suas vidas ao se iniciarem no mundo do trabalho”, destaca o gestor.

Fonte: Ascom/SRTE