Estudantes são selecionados para Jornada de Foguetes

Palavras-chave:

Depois de participar, por três vezes, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), estudantes do Colégio Estadual Normal de Pintadas foram selecionados para a IV Jornada de Foguetes. A unidade escolar baiana é a única do Estado que marcará presença no evento nacional, a ser realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

Com a coordenação do professor do Colégio, João Oliveira Rios, os alunos Edinan de Almeida Silva, Jônatas Martins dos Santos, Juliana Neves e Melquisedeque Oliveira dos Santos, todos do 3º ano, foram escolhidos por terem atingido a marca de 138 metros de altura. Na IV Jornada de Foguetes, o grupo irá lançar dois foguetes, construídos com garrafa pet.

Para a diretora do Colégio, Maria Nilza Nunes de Almeida, a seleção dos alunos para a IV Jornada de Foguetes é uma prova de que a escola pública também conta com estudantes com capacidade de avançar e superar limites. “Podemos fazer uma escola pública cada vez melhor, como a nossa em Pintadas”, afirma a diretora.

O bom desempenho dos estudantes, considera, se deve ao seu esforço e dos professores envolvidos. “Nossos alunos estão se sentindo muito valorizados. O prazer de participar de um evento nacional é grande, e eles estão indo com o espírito de vencer”, conta Nilza Almeida.

Premiação – As equipes que fizerem os mais longos lançamentos serão premiadas com réplicas de troféus do foguete brasileiro Sonda 3 e com bolsas de Iniciação Científica Júnior, ICJ, do CNPq, no valor de R$100 mensais cada, por 12 meses. Cada equipe só poderá receber uma bolsa, sendo esta concedida ao aluno da equipe que obteve a maior nota na XV OBA e desde que ainda esteja matriculado no ensino médio em 2013.

Notícias Relacionadas