Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes são selecionados para feira de Ciência e Engenharia
Estudantes são selecionados para feira de Ciência e Engenharia
Foto: Divulgação
Seis projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino serão apresentados na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), durante os dias 20 e 27 de março de 2017, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os projetos, selecionados pela relevância e alcance social, foram desenvolvidos em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
A FEBRACE é considerada a maior feira de Ciências e Engenharia do país e tem o objetivo de incentivar ideias inovadoras e de relevância social produzidas por jovens cientistas da Educação Básica. Entre os projetos da rede estadual de ensino classificados para a FEBRACE 2017, está “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti”, das estudantes Cristiana Aparecida Couto e Noemy de Souza Queiroz, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, no município de Itatim (235 km de Salvador).
“Participar da FEBRACE 2017 é muito gratificante, porque vamos poder apresentar o nosso trabalho em uma feira muito importante e representar nosso Estado nacionalmente. Além disso, poderemos conhecer projetos de jovens cientistas de todo o Brasil”, declara Cristiana Couto, 16 anos. Já a professora e orientadora Karine Najla destaca a importância do trabalho. “Foi uma descoberta muito importante para as estudantes e uma esperança para o extermínio desse mosquito que tem causado tanto transtorno para a população da nossa cidade”, afirma.
Outra inovação desenvolvida pelos estudantes classificados para a FEBRACE foi o “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professores da rede pública de ensino”, das alunas Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes, do Colégio Estadual Cesar Borges, em Valente, localizado no Nordeste Baiano (a 265 km de Salvador). A ideia foi produzir, a partir de sucatas de diversos aparelhos eletrônicos, um sistema de transmissão da voz.
“Fiquei contente com a classificação para uma feira com a dimensão da FEBRACE 2017. Já estudamos formas de melhorar o projeto para apresentar o modelo melhorado na feira e na sala de aula. Também quero aproveitar esta oportunidade para visitar estandes, bem como saber o que os estudantes de outros estados estão criando e inovando”, conta Ilana Macedo de Jesus, 16 anos.
Ações
O Projeto Ciência na Escola, além de promover atividades durante todo o ano nas escolas da rede estadual, realiza a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). Na 6ª edição, que contará com 160 projetos, a novidade é que serão apresentadas temáticas de inovação e tecnologia, graças à inserção de projetos de intervenção social, de baixo custo e que beneficiam a sociedade. A feira visa promover o protagonismo de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual, dinamizando o ambiente escolar a partir do estudo das Ciências em sala de aula.
O Projeto Ciência na Escola, além de promover atividades durante todo o ano nas escolas da rede estadual, realiza a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). Na 6ª edição, que contará com 160 projetos, a novidade é que serão apresentadas temáticas de inovação e tecnologia, graças à inserção de projetos de intervenção social, de baixo custo e que beneficiam a sociedade. A feira visa promover o protagonismo de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual, dinamizando o ambiente escolar a partir do estudo das Ciências em sala de aula.
Confira a lista dos projetos selecionados para a FEBRACE 2017:
- “A propriedade larvicida do óleo essencial da erva cidreira brasileira” - Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa – Santa Maria da Vitória. Estudantes: Julia Ataide Fagundes e Sandy Evans Miranda Marques. Orientadora: Sílvia Oliveira de Araújo Silva.
- “Análise físico-química e sensorial da farinha de aipo: uma nova alternativa alimentar para os celíacos” - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus. Estudantes: Ailana Kely Farias de Souza e Rayanne Benevides Santos. Orientadora: Margarete Correia de Araújo e coorientadora: Maria Iracy Franca Lacerda Sousa.
- “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – II Fase” - Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras. Estudante: Tailan Silva de Melo. Orientadora: Luíza Idiane de Sousa Dias e coorientador: Rodrigo Arlindo Porto Wanderley Moreno.
- “O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense: uma relação entre PBIC e escola” - Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas – São Miguel das Matas. Estudantes: Jade Aisline Sousa dos Santos, Leandro Andrade Santos. Orientadora: Alaércio Moura Peixoto de Jesus e coorientadora: Floricéa Magalhães Araújo.
- “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti” - Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes – Itatim. Estudantes: Cristiana Aparecida Nogueira Couto e Noemy de Souza Queiroz. Orientadora: Karine Najla Souza de Jesus.
- “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino” - Colégio Estadual César Borges – Valente. Estudantes: Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes. Orientador: Cristiane Maria de Freitas Ribeiro e coorientador: Glaibson Santos Oliveira.
Notícias Relacionadas
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil
-
“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual
-
Iniciação Científica em foco no Encontro Estudantil da rede estadual
-
Secti promove oficinas e experiência de realidade virtual no Encontro Estudantil
-
SPM levará atividades lúdicas e informações do Projeto Oxe, me respeite nas escolas ao Encontro Estudantil, em Salvador