Estudantes são recebidos pelo governador Rui Costa e falam sobre projeto de reforço em Matemática

Foto: Fernando Vivas/GOVBA
O governador Rui Costa recebeu na noite desta terça-feira (19), na Governadoria, os estudantes Emanuel Luan, 16 anos, e William de Jesus Santos, 16, do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEEP), localizado em Lauro de Freitas. Os alunos fazem parte do projeto Reforço Escolar de Matemática, por meio do qual os veteranos dão reforço escolar aos novatos para ajudar na melhoria da aprendizagem. Os estudantes também foram recebidos na sede

O projeto começou a ser realizado em 2017, já envolveu mais de 250 alunos do 1º, 2 e 3º ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e é orientado pelo professor Raimundo Filho. A iniciativa é voltada para os alunos dos cursos técnicos de nível médio ofertados nos turnos matutino e vespertino: Manutenção e Suporte em Informática e Comunicação Visual.

O governador falou sobre a iniciativa. "Este é um projeto excelente. Eu aprendi desde cedo com a minha mãe,  que me botava para ensinar os meninos na rua, que o conhecimento quando a gente ensina ele e mais sólido. Vocês estão de parabéns e vou propor um desafio ao secretário Jerônimo, de como a gente pode multiplicar esta ideia", afirmou Rui, ao anunciar que vai ao CEEP, no sábado, para participar de uma aula com os estudantes.

Já o secretário, Jerônimo Rodrigues, destacou o protagonismo estudantil. “É muito gratificante ver esta juventude engajada e desenvolvendo um projeto tão bonito. Além de ajudar a melhorar o desempenho dos colegas, estes estudantes mostram também a solidariedade em dividir e passar adiante o conhecimento adquirido”.

Inicialmente as aulas aconteciam aos sábados, quinzenalmente, mas os resultados obtidos foram tão bons que os próprios monitores resolveram ampliar os encontros para todas as manhãs de sábado. “Os nossos colegas mostraram muito interesse e resolvemos ampliar as aulas. Fico muito feliz em estimular os bons resultados dos meus colegas”, afirmou o estudante Emanuel Luan, que faz o 3º ano do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática.

O seu colega Emanuel Luan diz que, além de ensinar, ele aprende muito com a monitoria. “Há uma troca muito boa. Aprendi a me organizar, a me planejar, sem falar que existe uma relação de muito respeito entre nós”, afirmou o estudante que foi selecionado para fazer um intercâmbio no Chile.

O professor orientador Raimundo Filho exaltou o empenho dos estudantes e o resultado obtido em sala de aula. “A interação dos estudantes é uma prática que procuro exercer em sala de aula. Quando estudantes da mesma idade ensinam Matemática para os seus colegas, esse conteúdo, geralmente visto como difícil, chega de forma mais prazerosa”, afirmou.

O diretor do CEEP, Denis Daltro, comemora a iniciativa do governador Rui Costa em mostrar o que há de bom na escola pública. “O governador dá visibilidade aos nossos estudantes e, dessa forma, valoriza o protagonismo estudantil e como esses jovens movimentam a Escola. E o governador entende muito bem isso porque veio de uma escola pública”.