Estudantes são recebidas por Rui Costa e falam sobre uso do desenho no estudo de biologia para o ENEM

Palavras-chave:
Foto: Secom Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As estudantes Ana Carolina Ramos e Gabriela Santos, ambas de 16 anos e cursando o 3º ano no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado no bairro dos Barris, em Salvador, foram recebidas, nesta terça-feira (30), pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Elas falaram sobre o projeto “Mapas mentais e cadernos de desenho como metodologia para o ENEM”, que é desenvolvido em sala de aula e aplicado no dia a dia escolar, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Ana Carolina e Gabriela falaram sobre o alcance da metodologia e a sua importância na melhoria do rendimento escolar. “Achei muito legal o governador ter nos convidados para mostrar o nosso trabalho que é importante neste momento em que estamos nos preparando para o ENEM”, disse Gabriela. Ana Carolina acrescentou: “Este projeto tem ajudado bastante a melhorar os conhecimentos não só em Biologia, mas em todas as disciplinas. Isto porque, quando aprendemos a fixar os conteúdos através de mapas e desenhos, desenvolvemos mais a nossa mente e, consequentemente, aumenta a nossa capacidade de aprender. Sem falar que aprender com o auxílio de imagens é mais atrativo, dinâmico e prazeroso”.
 
O governador Rui Costa falou sobre a importância da iniciativa para o aprendizado dos estudantes. "Eu fico encantado com essas ações que, com certeza, tevem ser estimuladas em todas as escolas. Queremos que o ensino também surja destas iniciativas que são incetivadas pelos professores e desenvolvidos pelos alunos. É uma forma muito bacana de preparação para o ENEM que pode ser utilizada para todas as disciplinas", destacou.
 
Utilizada nas aulas de Biologia, a metodologia é desenvolvida pelos estudantes do 3º ano, com o auxílio da professora orientadora, Andreia Araújo, com o objetivo de melhorar o aprendizado a partir do material visual produzido ou reproduzido pelos alunos. Além dos mapas mentais, os estudantes constroem um portfólio de Biotecnologia, todo manuscrito e desenhado, que também tem se mostrado um diferencial na construção do saber.

Notícias Relacionadas