Estudantes são protagonistas da Semana da Educação Profissional

Foto: acervo pessoal

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Jacuípe II – João Campos, no município de Riachão do Jacuípe (a 197 quilômetros de Salvador), estão envolvidos em palestras, rodas de conversa, minicursos, oficinas, mostras de Ciências e Tecnologia e atividades culturais, dentro da IV Semana da Educação Profissional, organizada pela instituição estadual de ensino. Nesta edição, o diferencial é que os alunos estão no papel de atores no processo de troca de conhecimentos, protagonizando atividades como oficineiros ou monitores. O evento, iniciado na segunda-feira (17), prossegue até quinta (20) com o tema ‘Educação Profissional e Tecnologias Sociais: um suporte para o desenvolvimento sustentável’.

Durante toda a semana, estudantes, professores e comunidade em geral têm a oportunidade de participar de oficinas diversas, como manutenção básica de computador; criação de sites responsivos; horta em pequenos espaços; jardim medicinal; turbante e maquiagem; pilates; gestão ambiental e economia solidária. Como explica a diretora Rosália Almeida, a IV Semana da Educação Profissional do CETEP visa fomentar as diferentes formas de aprendizado, com a socialização de conhecimentos entre futuros profissionais e aqueles que já atuam no mercado de trabalho.

“Trabalhamos com uma visão holística nas áreas de Educação, Tecnologia de Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Recursos Naturais e Saúde, buscando neste evento demonstrar que as Tecnologias Sociais representam um modelo de integração para o desenvolvimento sustentável”, enfatiza a vice-diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho, Ingridh Oliveira.

A estudante do 3º ano do curso técnico de Administração, Marta Santana, 17 anos, saiu encantada da oficina ‘Aplicando uma das funções da Administração: o planejamento’. “Nossa, foi bastante produtiva a atividade. O assunto foi abordado de uma forma bem lúdica. A gente não dá muita importância ao planejamento, mas definir as metas do dia a dia, colocar no papel e deixa-lo em um lugar visível para que não esqueçamos são atitudes simples e que trazem resultados importantes para a nossa vida”, avalia.

Tainara de Oliveira, 18 anos, 3º ano do curso técnico de Informática, que participou, nesta terça, da oficina de ‘Noções básicas de software – word – power’ como monitora, conta que a atividade foi elaborada pelos estudantes do 2º ano de Informática para os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. “Foi uma experiência maravilhosa. Muitos deles não tinham qualquer noção de informática e, no final, eles saíram bem satisfeitos com o conhecimento básico que adquiriram. O aprendizado integrado proposto pelo evento abre portas para muita gente e nos traz novos conhecimentos. É muito legal”.