Estudantes são premiados em concurso de redação no interior

A estudante Emilly Silva do Nascimento, 17 anos, 3º ano, do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, da rede pública estadual, em Vitória da Conquista, conquistou o primeiro lugar no projeto de redação ‘Lápis na Mão’, voltado para os estudantes da rede pública de ensino. A premiação do concurso – realizado pela TV Sudoeste, com o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste e do Núcleo Regional de Educação (NRE 20) – aconteceu nessa quarta-feira (15), no Centro Divaldo Franco. Também venceram os alunos Gustavo Cirino e Jonas Neves, ambos do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade pertencente à rede estadual, que ficaram em segundo e terceiro lugares entre 180 concorrentes.

“Estou muito feliz e ainda emocionada. Quando chamaram o meu nome, achei até que tinham errado porque não esperava que fosse premiada em primeiro lugar”, relata Emilly, agradecendo ao professor Valdi Ribeiro pela orientação na redação. Como prêmio, a estudante ganhou uma bolsa integral da Faculdade Santo Agostinho (Vitória da Conquista). “Vou escolher Direito”, revela ela, uma assídua frequentadora da biblioteca de sua escola, onde estuda desde a 5ª série, e fã de livros de literaturas brasileira e estrangeira. A aluna ganhou, também, um notebook e o Centro Integrado de Educação foi contemplado por um computador e uma impressora.

>> Conheça os projetos de Arte e Cultura

Como os demais concorrentes da sétima edição do projeto ‘Lápis na Mão’ – que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da educação e da cidadania nas regiões sul e extremo sul da Bahia –, Emilly passou pelas duas etapas do concurso. A primeira redação, corrigida por estudantes e professores do departamento de Letras da Uesb, teve como tema ‘Palavras e água geram vida’. Já na segunda, os dez finalistas discorreram sobre o tema ‘Palavras são como rios de oportunidade’. “Falei sobre a importância das palavras que tanto servem para persuadir as pessoas para o bem, como para o mal, a exemplo do discurso nazista de Hittler, que iludiu uma população inteira. Felizmente, há quem use as palavras positivamente, como a carioca Carolina de Jesus, a catadora de material reciclável que virou escritora”.

Tempos de Arte Literária (TAL)
Na abertura do evento de premiação, participou o estudante Marcos Vitor Ribeiro, finalista estadual de 2015 do Tempos de Arte Literária (TAL) – um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que acontecem anualmente com o objetivo de valorizar as manifestações culturais regionais e construir um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares, tendo os estudantes como protagonistas. Marcos Ribeito declamou o poema de sua autoria "Trem Poético". Também foram expostas as obras artísticas dos também projetos da Secretaria Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

Vencedores do concurso:
- 1º lugar: Emilly Silva do Nascimento - Centro Integrado Navarro de Brito - 3º ano do Ensino Médio.
Prêmios da estudante: um notebook; uma bolsa integral para o Curso Intensivo Pré-vestibular/ENEM, no Colégio Opção, e uma bolsa integral na Faculdade Santo Agostinho.
Prêmio da escola: um computador e uma impressora.
- 2º lugar: Gustavo dos Santos Cirino - Colégio da Policia Militar - 1º ano Ensino Médio.
Prêmios do estudante: um smartphone e uma bolsa de 50% para o curso Intensivo Pré-vestibular/ENEM, no Colégio Opção;
Prêmio da escola: uma impressora.
- 3º lugar: Jonas Luz Neves - Colégio da Policia Militar - 3º ano do Ensino Médio
Prêmio da escola: uma impressora.

>> Assista à matéria veiculada na TV Sudoeste