Estudantes são premiados após vernissage do AVE

Pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras ganharam destaque, nesta terça-feira (28/10), no Salão das Artes (Nível 6), na Itaipava  Arena Fonte Nova, com a 7ª Mostra do Ave (Artes Visuais Estudantis). O projeto faz parte do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que acontece até quinta-feira (30/10), reunindo as culminâncias dos projetos estruturantes realizados nas escolas durante o ano letivo de 2014.

Visite o site do 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

Artes Visuais Estudantis - Claudionor Junior - Ascom

A Vernissage do AVE, que segue com 99 obras expostas até o final do evento, contou com a presença do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, artistas plásticos, além de estudantes e professores que participaram do projeto, vindos de diversas regiões do Estado. No total, foram envolvidos alunos de 1.125 unidades escolares.

Um júri formado por profissionais da área selecionou e premiou, com um notebook, os seguintes estudantes: Samuel Oliveira Rodrigues, do Colégio Estadual Dulce Almeida, de Itajubá, pela obra “Um Sorriso apesar de...”, Manassés Martins de Souza, do Colégio Estadual José Lourenço de Carvalho, de Jeremoabo, com o trabalho “Ativa Realismo não Desperdiçar Água”,  Diego Felix, aluno do Centro Educacional 30 de Junho, em Serrinha, com "O Corpo e o Tempo", Sidnei de Souza Santos, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes , em Santo Antônio de Jesus, com a obra "Caos", e José Roberto Teixeira dos Santos, do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, de Caetité, com "Desenho Realista".

Além destes selecionados, o júri fez menção honrosa a Lucas dos Santos Sales, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte, em Alagoinhas, pelo projeto "Diga não à Violência, Diga não ao Preconceito, Diga não ao que Traz Medo", Jadson Rodrigues dos Santos, do Centro Educacional Machado de Assis, de Teixeira de Freitas, com "O Lado Oculto do Facebook", Herbert Andrade dos Santos, do Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, de Ilhéus, com "Caminho da Roça", e Ronison dos Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos, de Ilheus, com "Brincadeira de Criança".

Samuel Oliveira Rodrigues não continha a alegria por ser selecionado e participar do AVE. "Esta é a segunda vez que participo deste projeto. E é uma felicidade muito grande ser reconhecido pela dedicação que tive ao pintar esta tela, na qual trabalho desde o ano passado. Mostrei, com o tema que abordei, que é possível ser feliz mesmo diante das adversidades", disse o aluno.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, falou da importância destes projetos estruturantes para o ambiente escolar. "O AVE, assim como os demais projetos, tem uma grande capacidade de dinamizar a escola, estimulando o protagonismo juvenil e garantido aos alunos o direito de aprender. E, no Encontro Estudantil, mobilizamos, também, artistas renomados e a sociedade como um todo, celebrando todo esse conhecimento", afirmou.

Os jurados ressaltavam a qualidade do trabalho e a oportunidade concedida aos jovens. “Estamos vendo aqui trabalhos de muita qualidade que, muitas vezes, só são apresentados por estudantes do ensino superior, que já estão mais avançados no estudo das artes. Com esta iniciativa, a Secretaria da Educação dá um incentivo muito grande para que estes alunos possam caminhar pelo mundo das artes. Vejo aqui muita espontaneidade e criatividade”, disse a restauradora Ana Maria Vilar, uma das juradas do AVE.

Já o artista plástico Juarez Paraíso, que também compôs o júri, ressaltou a importância das unidades de ensino estaduais estarem preocupadas com esta formação por meio da arte. “É muito bom saber que as escolas estão voltadas para a arte.  E percebemos, aqui, que diversas técnicas são utilizadas, o que mostra um trabalho plural. As escolas e os estudantes estão de parabéns”, afirmou.