Estudantes são formados técnicos de nível médio na Fonte Nova

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. Ascom/ Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

A Arena Fonte Nova, templo do futebol da Bahia, é o cenário de grandes emoções vivenciadas pelos 1.280 novos técnicos de nível médio que estão sendo diplomados pelo Governo do Estado, na noite desta quarta-feira (04). São técnicos de nível médio em Enfermagem, Meio Ambiente, Nutrição Dietética, Eletromecânica, Administração e de mais 30 cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Salvador e Região Metropolitana. Em toda a Bahia, estão sendo formados 10.459 técnicos, nos 27 Territórios de Identidade. Na Fonte Nova, a cerimônia de diplomação foi aberta com o Hino da Bahia, interpretado pelo cantor Tatau.

Parte do programa Educar para Transformar, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do país na oferta de cursos técnicos de nível médio entre as redes estaduais. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, fala sobre os avanços da Educação Profissional na Bahia. “Em 2007, a rede estadual tinha apenas 4 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, agora são mais de 82 mil. E só agora em 2016, o Governo do Estado está formando mais de 10 mil estudantes em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, oportunizando que estes jovens e trabalhadores tenham mais chances de ingressar no mundo do trabalho e permanecerem em seus locais de origem”, comenta.

>> Veja mais fotos da cerimônia de formatura

 

 

Foto: Claudionor Jr. Ascom/ Educação

Vestidos de beca, com o capelo e ladeados pelos familiares, os jovens e trabalhadores expõem largos sorrisos pela formação profissional e as oportunidades de uma inserção cidadã no mundo do trabalho. A juramentista dos 1.280 formandos e agora técnica de nível médio em Enfermagem, Jamile Almeida, 21 anos, está realizada. “Fui escolhida pelos próprios colegas para fazer o juramento, isso para mim é uma honra. O juramento é o momento que nos consagra técnicos, garantindo atuar com responsabilidade e ética”, disse Jamile, que estudou no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador.

 

Para a oradora da formatura, Jéssica Amarante, 24, a mensagem que transmitiu aos colegas destaca a importância da educação e de valorização da escola pública. “É gratificante falar em nome de todos e representar a escola pública, é um momento único. Quero passar a mensagem da importância dos cursos técnicos para a formação pessoal e profissional dos jovens e adultos”, disse a mais nova técnica em Administração, que concluiu no Centro de Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador.

>> Acompanhe o calendádio de formaturas em toda a Bahia

Para o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, mais do que uma simples comemoração, a formatura concretiza a passagem dos jovens e adultos formados para um novo período da vida. “Toda formatura é o fim de um ciclo, fruto de um esforço coletivo. São mais de 10 mil formandos com mão de obra qualificada e compreensão técnica e social que contribui para o desenvolvimento da Bahia”, acrescenta.

 

Acompanhe alguns depoimentos de formandos durante a cerimônia:

 

Lucinalva dos Santos Silva, 56,  Curso Técnico de Secretaria Escolar, do Centro Estadual De Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves, localizado no Barbalho, em Salvador.
 
"Este é um momento muito especial para mim porque, depois de tantos anos, voltei a estudar, e hoje estou realizando um sonho. Sempre gostei do lado humano das pessoas e esse curso me proporcionou muitos conhecimentos que vou levar para toda a vida. Quero trabalhar na área e cursar a faculdade de Pedagogia ou Serviço social".
 
 
 
 
Luciane Cardoso de Castro, 32 anos, Curso Técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado na Ribeira, em Salvador.
 
"Hoje é um dia muito importante porque estou concluindo mais uma etapa na minha vida.  Além de muito aprendizado, o curso me ajudou a superar a minha depressão. Tive muito apoio dos colegas e professores. Sinto-me vitoriosa por ter chegado até aqui e pretendo dar continuidade aos estudos fazendo o curso superior em Psicologia".
 
 
 
 
Cid Jones Gonçalves da Silva, 53 anos, Curso Técnico em Informática, do Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, localizado em Fazenda Grande I, em Salvador.   
 
"Me aposentei da profissão de motorista na qual exerci durante 20 anos para voltar a estudar e hoje estou muito feliz com essa conquista, me formando neste curso. Minha expectativa agora é seguir outra trajetória profissional agregando o conhecimento da informática a um curso de soldador para futuramente poder abrir minha própria empresa nesta área".
 
 
 
 
Fátima Carolina Sena da Silva, 26 anos, Curso Técnico em Administração, do Centro Estadual De Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, localizado em Nazaré, em Salvador.
 
"Esse curso me proporcionou uma grande oportunidade em minha vida porque fui contratada para trabalhar na área a partir do estágio. Hoje estou muito satisfeita de estar atuando no mercado e adquirindo muita experiência."
 
 
 
 
 
Sayonara Guedes Santos, 21 anos, Curso Técnico em Gestão Operacional e Logística, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, no Centro, em Simões Filho.
 
"Estou muito empolgada para começar a trabalhar na minha área para poder mostrar toda a minha capacidade e irei cursar o nível superior em Direito. Foi um curso onde obtive muito conhecimento sobre a logística relacionada a áreas específicas como Administração e Contabilidade e estou muito satisfeita e feliz com esta formação".


 
 
 
Paulo Augusto dos Santos Lima Junior, 18 anos, Ceep Luiz Navarro de Brito, Técnico em Logística, em Salvador 

Comecei o curso sem muita expectativa e me surpreendi muito com tudo o que foi passado pelos professores e hoje estou muito satisfeito e feliz por mais esse desafio cumprido. Me apaixonei pelo curso e é essa carreira que quero seguir agora. No momento estou estagiando, tenho perspectivas de crescer nesta área e, por isso que, quero fazer um curso superior focado em Logística. 



 

 

Rosângela de Jesus Amâncio, 25 anos, Curso Técnico em Cozinha, do Ceep - Bahia, em Salvador. 

Hoje é um momento muito importante para mim e estou muito emocionada. Esse curso abriu muitas oportunidades para mim porque sempre gostei da área de alimentação e quero fazer faculdade de Nutrição em breve para seguir em frente na carreira.



 

 

André Reis de Jesus, 37 anos, Curso Técnico em Música, do Ceep Bahia, em Salvador. 

Trabalho há 16 anos como percussionista e este curso vai me dar um passo a mais na minha carreira musical porque adquiri conhecimento teórico e prático que vão essenciais para a minha vida, pois, além de tocar pretendo dar aulas de música para crianças carentes através de projetos sociais. Eu amo a música e ela para mim é tudo, sou muito grato por viver da música. 

 



 

Maria da Penha Pereira, 51 anos, Curso Técnico em Cozinha, do Ceep - Bahia, em Salvador. 

Este momento é muito gratificante porque depois de 30 anos voltei a estudar em uma área que eu me identifico muito. Estou saindo do curso com muito conhecimento, sabendo processar alimentos e identificando o valor nutricional deles.  Hoje faço remédios naturais caseiros a partir do que aprendi no curso e vendo na comunidade e meu próximo objetivo é fazer faculdade de Nutrição ou Engenharia de Alimentos para me especializar mais na área. 




 

Marcilene Batista de Sousa, 27 anos, Ceep Carlos Correia de Menezes Santana, Curso Técnico em Nutrição e Dietética, em Sátiro Dias. 

Estou muito emocionada hoje porque depois tanto esforço e determinação consegui concluir meu curso técnico em Dietética e Nutrição. No momento ainda estou fazendo estágio para adquirir experiência prática para desempenhar melhor o meu trabalho. No próximo ano vou focar nos estudos para cursar o nível superior em Nutrição e esse conhecimento do curso técnico vai me ajudar muito.

Notícias Relacionadas