Estudantes são beneficiados com a meia passagem para o metrô

Foto: GOVBA

As novas medidas adotadas pelo Governo do Estado na integração das linhas de ônibus com o metrô beneficiam os estudantes com a meia passagem. A ação contempla todos os estudantes que residem na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e estudam na capital ou vice-versa, garante o benefício aos estudantes também no metrô e tem o objetivo de compatibilizar o benefício da meia passagem, tendo em vista a interoperabilidade entre os cartões do metrô, metropasse e salvadorcard, que está em processo de implantação.

Para isso, o governador Rui Costa assinou alterações no decreto nº 16.520/2015 – que regulamenta a concessão do benefício da meia passagem escolar no sistema de transporte público metroviário intermunicipal de passageiros.

Podem utilizar a meia passagem, os estudantes regularmente matriculados dos Ensinos Fundamental e Médio e em cursos de Educação Profissional - CEFET, além dos graduandos em instituição de Ensino Superior, regularmente matriculados e que residam na RMS estudam em Salvador ou residam em Salvador e estudem em municípios da Região Metropolitana. As instituições de ensino da região Metropolitana de Salvador, por sua vez, devem cadastrar no serviço metroviário e manter atualizadas as listas de alunos matriculados para garantir a concessão do direito ao benefício da meia passagem.

Duração
Em até três horas, o passageiro que fizer a integração entre os dois sistemas por meio dessas linhas pagará apenas uma passagem. Também já está valendo a interoperabilidade dos cartões, ou seja, o Metropasse dará acesso ao metrô e o cartão do metrô será aceito nos ônibus metropolitanos. “O tempo de integração foi estendido de duas para três horas por determinação do governador Rui Costa, que entendeu que o passageiro precisava de mais tempo para garantir o benefício, sem correr o risco de ser prejudicado por eventuais engarrafamentos”, afirma o diretor de Planejamento da Superintendência de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Márcio Tourinho.