Estudantes revisam conteúdos de Língua Portuguesa no aulão virtual do ENEM 100%

Dando sequência ao conteúdo de Língua Portuguesa trabalhado nos aulões virtuais do projeto ENEM 100%, os estudantes revisaram, nesta terça-feira (15), mais quatro temas que são recorrentes nas provas do exame. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a ação pedagógica on-line é transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia com o objetivo de auxiliar os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Na sua última aula de Língua Portuguesa, a professora Rose Sampaio focou em interpretação de texto e, desta vez, ela se debruçou nos seguintes temas: análise do discurso; variação linguística; gêneros textuais; e leitura e artes. “Estes são assuntos frequentes nas provas do ENEM, sendo que o primeiro corresponde 18% das questões, o segundo e terceiro, 8% e o último, 12%. A dica mais relevante que dou aos estudantes que vão fazer o exame é que baixem as provas dos últimos três anos e façam as questões. Outro ponto importante é identificar os conteúdos mais recorrentes e a eles se dedicarem ainda mais, seguindo uma rotina de estudos, cumprindo essa programação à risca”.

Toda prova, completou a professora, é um momento de reflexão e a prova do ENEM tem este perfil: “de nos fazer refletir sobre questões atuais e pertinentes à nossa realidade”. Sendo assim, Rose considera ser o Projeto ENEM 100% uma oportunidade de os estudantes se conectarem a este universo de aprendizagem.  “É um projeto magnífico, atento e sensível às necessidades dos estudantes da rede pública. É uma iniciativa engajada, principalmente neste momento de isolamento social, quando tivemos que nos reinventar no processo de ensino e aprendizagem”.

A professora também deu dicas de como os estudantes devem proceder para ter um resultado positivo no exame de Língua Portuguesa. “Digo sempre a eles: fiquem tranquilos, a prova não é um monstro de sete cabeças. Oriento os alunos a terem prazer ao fazer a prova, lembrando que toda prova é um momento de reflexão e a prova do ENEM tem justamente este perfil: de nos fazer refletir sobre questões muito atuais e pertinentes à nossa realidade. Por isso que os conteúdos de interpretação de texto e análise do discurso são tão importantes. Daí que abri a live dizendo que a melhor maneira de se fazer uma boa prova é prevê-la e isto significa treinar por meio de questões das provas anteriores do ENEM, principalmente as dos últimos três anos. Façam simulados, ensaiem, se preparem para ganhar ritmo e façam atividades físicas em casa porque se movimentar é importante para se manter saudável”.

A estudante Janete Rodrigues de Souza, 18, 3º ano do Colégio Estadual Reitor Edgard Santos, no município de Remanso, falou sobre a contribuição das lives do projeto ENEM 100%, neste momento em que as aulas presenciais ainda não são possíveis, por conta da pandemia do novo Coronavírus. “Tenho algumas dificuldades em Língua Portuguesa, mas venho me desenvolvendo bem por meio de leituras, já que gosto muito de ler. As dicas que a professora deu foram bem importantes, principalmente as relacionadas à interpretação de texto e à redação”.

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas mediante elaboração de novo calendário escolar.