Estudantes revisam conteúdos de Biologia em mais um aulão virtual do projeto ENEM 100%

Palavras-chave:
Os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) assistiram, nesta sexta-feira (21), a mais um aulão virtual do ENEM 100%, projeto promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Desta vez, a aula girou em torno dos conteúdos de Biologia, com o professor da rede estadual de ensino, Ricardo Magalhães, com transmissão na página do Youtube "Educação Bahia".. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 
 
Desta vez, o foco da aula foi o sistema imunológico, ou seja, as células de defesa, conteúdo que está inserido na área da Fisiologia Humana. “Escolhi este tema porque acredito ser um assunto muito importante no cenário atual e creio que tem uma probabilidade muito grande de ser abordado no ENEM”, disse o professor Ricardo Magalhães, do Colégio Estadual Ruth Pacheco, onde ensina Biologia desde 2014. O educador lembrou que um dos temas que mais caem no exame é Ecologia, seguidos de Citologia Genética (Citogenética) e Fisiologia Humana. 
 
O professor falou, ainda sobre a importância do ENEM 100% no processo de ampliação do acesso dos estudantes ao Ensino Superior. “Fico muito feliz por ter sido convidado para participar desta iniciativa, que busca alcançar nossos estudantes da rede pública na sua preparação para o ENEM e, assim, tenham mais oportunidade de entrar na universidade. Este projeto é necessário e eu espero retribuir ajudando os nossos alunos a partir deste projeto que me faz lembrar da minha adolescência, quando eu estudei na escola pública e, hoje, sou professor da rede estadual, como também da privada”. 
 
O tema requer muita disciplina e determinação dos estudantes para memorizar a infinidade de terminologias existentes. É o caso da estudante Nathielle Santana Santos, 16, do Colégio Estadual Monsenhor Alcides Cardoso, no município de Ipirá. Comprometida e atenta, ela assistiu à aula fazendo resumos dos principais tópicos para, depois, revisá-los e memorizá-los. “Gostei muito da aula. Biologia é uma área muito importante e ele trouxe alguns assuntos, como por exemplo anticorpos, que eu ainda desconhecia. Vou assistir à live de novo para fixar bem o assunto”, disse a estudante, que está dividida entre Direito, sua primeira opção, e Administração, além de Contabilidade e Papiloscopia (ciência que trata da identificação por meio da digital humana).  
 
Componentes curriculares – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, até o dia 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. 
 
Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). 
 
Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h. 
 
Suspensão das aulas - As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas presencialmente mediante elaboração de novo calendário escolar.

Notícias Relacionadas