Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes representam a rede estadual na maior mostra de projetos em Ciência e Engenharia do país
Estudantes representam a rede estadual na maior mostra de projetos em Ciência e Engenharia do país
Publicado em seg, 14/03/2016 - 15:53 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Estudantes da rede estadual de ensino irão participar, a partir desta terça-feira (15) até quinta-feira (17), da 14ª mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Esta é a maior mostra de projetos pré-universitários em Ciências e Engenharia do país. Dos 20 projetos da Bahia selecionados para Febrace, 14 são de estudantes das escolas estaduais. O evento, que acontece na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico. O desenvolvimento social e tecnológico de projetos como estes, faz parte do programa Educar para Transformar.
De acordo com informações da Febrace, os 341 projetos finalistas foram selecionados entre um grupo de mais de 2,2 mil, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 125 escolas afiliadas. Os projetos abrangem diversas áreas do conhecimento e se destacam por oferecer soluções criativas para problemas reais, a exemplo de novos mecanismos de controle do mosquito Aedes aegypti ou de tecnologias para reduzir acidentes por embriaguez ao volante ou monitorar e resgatar crianças esquecidas em automóveis.
Idealizado pelas estudantes Laíse Conceição de Brito e Beatriz de Souza, do Colégio Estadual Padre João Montez, em Pojuca, o projeto Abordagem das Viroses (Zika e Chikungunya) nas Instituições de Ensino da Cidade, destaca a importância da participação das escolas no combate ao mosquito transmissor. “Percebemos que estudantes e professores, por diversas vezes faltaram às aulas por terem sido acometidos principalmente pela Zika. Nesse sentido, entendemos que as escolas atuar para ajudar no processo de prevenção, através de palestras, visitas de agentes da saúde e formação de professores. Acreditamos que juntos somos mais fortes, é esse o objetivo do nosso projeto”, explicou a estudante Laíse.
Outro projeto que representa a rede estadual na Febrace é o Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você, construído pelos estudantes do Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, do município de Vitória da Conquista, Rodrigo Santos e João Ítalo Pereira. O projeto traz maquetes, réplicas e protótipos, utilizando materiais descartáveis, para promover uma compreensão mais ampla em relação ao meio ambiente e transformar essa consciência em ação. “Eu sempre gostei de reciclagem, desde pequeno, então, junto com o meu amigo resolvemos elaborar um projeto mostrando a importância da reciclagem”, disse Rodrigo Santos.
Professor Destaque - O orientador do projeto Evolution - Proposta de nova descendência das Aves, Adaltro José Araujo, foi indicado para concorrer ao Prêmio Professor Destaque, que reconhece os empenhos do professor na orientação e acompanhamento dos estudantes na construção dos projetos. “É muito gratificante, me sinto realizado, porque é o reconhecimento do nosso trabalho, é a culminância de todo o esforço realizado em sala de aula”, ressaltou Adaltro.
Para participar de uma mostra, como a Febrace, os estudantes desenvolvem seus projetos utilizando metodologias e conhecimentos científicos e de engenharia, sempre sob a orientação de um professor. A coordenadora da Febrace, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP diz que “o mais importante não são os resultados, como chegar a um protótipo ou produto, por exemplo, mas todo o processo, as diversas etapas de investigação, reflexão, construção e observação necessárias para a execução dos projetos”.
Confira a lista de projetos selecionados:
· Abordagem das Viroses (Zika E Chikungunya) Nas Instituições de Ensino da Cidade de Pojuca - Colégio Estadual Padre João Montez, Pojuca;
· Acarajé Funcional - Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, Alagoinhas;
· Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras - Conde, Bahia - Centro Integrado de Educacao do Conde, Conde;
· Baraticida: Super Matador de Insetos - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira , Ilhéus;
· Evolution - Proposta de Nova Descendência das Aves - Colégio Estadual Wilson Lins, Valente;
· Lavar as mãos. Por que não? Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, Itabuna;
· Ler ou não ler? Eis a questão - Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, Catu;
· Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais - Colégio Estadual Cesar Borges, Valente;
· Os donos da escola: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite - Colégio Estadual Antonio de Deus Seixas, Catu;
· Produção de Etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Ilhéus;
· Protótipos de Robôs e Microscópios de Materiais Reciclados: uma Alternativa Para Iniciação Científica na Educação Básica- Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Itapicuru;
· Rapcalc - Calcula pra mim - Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – Cetep, Santa Maria Da Vitoria;
· Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você! - Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, Vitoria da Conquista;
· Uma análise da avaliação sensorial do doce Nego Bom - Cetep- Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, Amargosa.
Notícias Relacionadas
-
Criativos da Escola abre inscrições com foco em sustentabilidade e premiação de até R$ 12 mil
-
Moradores de Jiquiriçá recebem moradias do programa Bahia, Minha casa e escola de tempo integral
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior