Estudantes relatam experiência de viagem aos Emirados Árabes em Workshop nesta terça (1)

A Secretaria da Educação do Estado promove, na próxima terça-feira (1/10), o Workshop “Práticas para Compartilhar: Meninas na Ciência, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 13h30. A atividade, que marca o mês do professor, contará com a participação das estudantes Brizza Mota e Bruna Palmeira, ambas de 18 anos, que concluíram o Ensino Médio, no Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, e participando, na última semana (de 22 a 28) da Esi Mundi 2019, feira de Ciências de prestígio internacional, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

As estudantes apresentaram em Abu Dabi, o projeto “As Nascentes do Rio das Mulheres – Cuidar para não morrer”. O projeto foi desenvolvido na unidade escolar no âmbito do Ciência na Escola, que é promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), para fomentar o fazer ciência em sala de aula, e já foi premiado em várias férias científica pelo Brasil. No Workshop elas irão contar todas as experiências vivenciadas a partir deste projeto acompanhadas pela professora e orientadora Lucineide Dias.

A atividade visa potencializar o diálogo entre a Educação Básica e a Educação Superior, com destaque especial para a mobilização de meninas para carreira nas Ciências. Para tanto, serão oferecidos espaços formativos para professores de Física da rede estadual de ensino com o objetivo de fomentar a colaboração para a criação de ambientes de aprendizagem criativos que possibilitem a abordagem dinâmica dos conteúdos que compõem o referido componente curricular. O evento proporcionará, também, a apresentação do percurso formativo da pesquisadora Eliade Ferreira Lima, da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), que apoia à entrada de meninas para as Ciências Exatas, ao explorar os caminhos perseguidos pela mesma ao longo da sua carreira científica.

Durante o evento, serão homenageados o professor Edivaldo Boaventura (In Memoriam), representando os professores da Educação Superior e o professor Dilermando Morais Fonseca, representando os professores da Educação Básica. O evento também terá a presença da pós-doutora Eliade Ferreira Lima, ex-aluna da rede estadual, que vai falar sobre o incentivo que recebeu para ingressar na pesquisa. Na oportunidade, será lançado o Desafio: Meninas Empreendedoras que tem por objetivo mobilizar, identificar e reconhecer meninas pesquisadoras na área das Ciências.