Estudantes recebem pela terceira semana roteiros de estudo por área de conhecimento durante isolamento social

Palavras-chave:
Disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para o período de suspensão das aulas, por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), as sugestões dos Roteiros de Estudos continuam mobilizando estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede estadual. Em sua terceira semana, o roteiro tem como foco, desta vez, a área de Ciências Humanas, que reúne os componentes curriculares de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida, sendo as três últimas apenas para o Ensino Médio. O material está sendo elaborado voluntariamente por professores da rede estadual, por área do conhecimento, e apresenta uma proposta de cronograma para a realização dos exercícios.
 
Os estudantes podem seguir o calendário semanal, dentro do cronograma sugerido (das 9h às 12h) ou seguir o seu próprio ritmo e interesses pessoais. As atividades são explicativas, descrevendo a atividade, o objetivo e a sugestão de exercícios, buscando contemplar tanto estudantes que têm acesso à internet, quanto aos que não têm. 
 
Cada semana é destinada à uma área de conhecimento diferente. A primeira semana (30/03 a 03/04) contemplou a área de Linguagens; a segunda (06/04 a 10/04), de Matemática e Ciências da Natureza; e nesta semana (13/04 a 17/04), Ciências Humanas. Mas os materiais ficarão disponíveis no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br) durante todo o período de isolamento social.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, fala que a equipe tem sido surpreendida com o feedback positivo dos educadores: "Na segunda-feira, minutos antes de postarmos as atividades, já havia professores nos 'cobrando' os roteiros desta semana. Isso é ótimo, ficamos felizes com a receptividade. Podem continuar 'cobrando'!", afirma.
 
A gestora reforça que as atividades são opcionais, mas que é altamente recomendável que os estudantes e os professores, que desejarem mobilizar os seus alunos, acessem. "Há boas indicações de materiais complementares e, de certa forma, os roteiros podem ser utilizados como fichas de estudo, contendo resumos dos assuntos selecionados. Esperamos que os estudantes usem à vontade e, se forem compartilhar, usem a #EducacaoBahia. Assim, a gente também consegue acompanhar um pouquinho a produção deles. Estamos apartados, mas não distantes".
 
Suspensão das aulas - O governador Rui Costa anunciou a suspensão das aulas, no dia 19 de março, nas escolas estaduais e da rede privada, em todos os municípios da Bahia. As determinações têm por objetivo evitar a disseminação do vírus que causa a doença COVID-19. Após a suspensão, as aulas da rede estadual deverão ser repostas.
 

Notícias Relacionadas