Estudantes realizam sarau poético em homenagem ao samba

Palavras-chave:
Foto: acervo escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia e samba são duas expressões artísticas que combinam muito bem. Prova disso é o sarau poético promovido, nesta sexta-feira (10), pelos estudantes do Colégio Estadual Severino Vieira, intitulado ‘O samba pede passagem’. A atividade envolveu cerca de 120 alunos da 5ª a 8ª séries, que prestaram uma homenagem ao centenário do samba. O trabalho visa dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, por meio dos projetos artísticos e culturais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 
O sarau envolveu apresentações musicais, teatrais e de capoeira, relacionadas com o tema e que foram trabalhados ao longo do primeiro semestre. A estudante Isabela da Silva, 14 anos, 8ª série, diz que o envolvimento na iniciativa tem contribuído com o seu rendimento escolar. “Participo da oficina de teatro, na escola, que está me ajudando muito a perder a timidez e, com isso, tenho tido um melhor desempenho em sala de aula nas apresentações de trabalhos orais. Está sendo uma experiência muito interessante”.  
 
Já a aluna Ludmila Pereira, 16 anos, 7ª série, fala sobre a trajetória do samba e atuou no musical ‘Comportamento geral’, baseado na música homônima de Gonzaguinha. “Participar da oficina de teatro da escola tem contribuído nas minhas relações pessoais, inclusive com a minha mãe. Estou aprendendo a me comunicar melhor e a ouvir”, disse.

A diretora Nívea Neves disse que a ideia de realizar este sarau surgiu durante a Jornada pedagógica deste ano. “A proposta é incentivar a atividade cultural na escola de forma interdisciplinar, com o objetivo de estimular nos nossos alunos a oralidade, o senso crítico e, sobretudo, o protagonismo juvenil”, destacou a diretora Nívea Neves. A professora articuladora Rubylene Andrade completa: “A partir das oficinas de teatro, música, capoeira e judô, que promovemos na escola, os estudantes definiram as suas apresentações, enaltecendo o seu protagonismo”.
 
A professora de artes visuais, Conceição Lima, diz que muitos artistas baianos já estudaram no Severino Vieira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlinhos Brown e Emilia Biancardi. “Temos um olhar para a cultura como uma forma criativa de fazer uma educação de qualidade. O nosso trabalho visa dar visibilidade à sensibilidade dos estudantes, inserindo-os no seu contexto social, com uma visão crítica e motivadora para o processo de ensino e aprendizagem”, relata.
 
O sarau poético foi realizado em parceria com o Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura, da Diretoria de Museus do Estado da Bahia
 

 

Notícias Relacionadas