Estudantes realizam Quintoria Cosplay em Senhor do Bonfim

A estudante Damares Rodrigues, 16 anos, confeccionou uma fantasia de Mulher-Gato durante a oficina de Papéis Interativos, promovida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), de Senhor do Bonfim (375 km da capital). Ela está entre os 123 alunos que irão participar do encerramento do primeiro ciclo de atividades do CJCC de Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (14/05), a partir das 17h, no evento batizado de Quintoria Cosplay. A Quintoria Cosplay marcará a culminância das sete oficinas desenvolvidas neste semestre e, também, a comemoração do primeiro aniversário do Centro.
 
“Estou empolgada com o evento e feliz por ter participado de uma das oficinas do CJCC Senhor do Bonfim. Foi muito legal, porque aprendi a desenhar e a fazer objetos simples e criativos. O encerramento das atividades com a Quintoria vai ser bem interessante pois reúne não só estudantes da rede estadual, mas também, alunos de escolas particulares e a população em geral”, considera Damares Rodrigues, aluna do 1º ano do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Senhor do Bonfim. Durante o evento, os estudantes irão participar de quiz interativo, concurso de cosplay (representação de personagens a caráter) e jogos, bem como poderão assistir a filmes e séries ligados à cultura pop.

“Foi surpreendente a frequência dos alunos e o interesse deles em aprender novos conteúdos", Janair Torres, diretora do CJCC de Senhor do Bonfim

A diretora do CJCC Senhor do Bonfim, Janair Torres, avalia como “muito positivo” o resultado das oficinas realizadas, entre as quais, as de Raio X da Ciência e Rumo à Copa (ambas com início em 26/5), Universo e Seus Mistérios e Fábrica de Artes. Na sede do Centro, destaca, os estudantes matriculados têm à sua disposição sete salas de aula, sala de cinema, sala de games e refeitório. Ali, são promovidas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico a partir de temáticas contemporâneas, sempre unindo a teoria e a prática. “Foi surpreendente a frequência dos alunos e o interesse deles em aprender novos conteúdos, como foi o caso da oficina Raio X da Ciência, por meio da qual eles tiveram a oportunidade de converter a energia térmica em energia mecânica, a partir da construção de barquinhos a vapor”.
 
Centro Juvenil de Ciência e Cultura – Iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem educação complementar em tempo integral de forma lúdica, em ambientes interativos e atrativos. O objetivo é ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas culturais e científicas contemporâneas, na perspectiva de consolidar a capacidade cognitiva de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. Os Centros oferecem aos estudantes do ensino médio – seu público-alvo preferencial – uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em especial cursos e oficinas. São duas unidades no Estado: uma em Salvador e outra em Senhor do Bonfim.

Notícias Relacionadas