Estudantes realizam feira de ciências em São Miguel das Matas

Palavras-chave:
fotos: divulgação
Os estudantes do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas (CEAVB), localizado na cidade de São Miguel das Matas, (224 km de Salvador), protagonizaram a IX Feira de Ciências, durante esta semana, na unidade escolar. Em sua nona edição, a feira teve como tema geral "Perspectivas para o amanhã: que sociedade queremos?” e os eixos temáticos foram: “Ciências, tecnologia e igualdade”; “Ciências, saúde e sociedade"; e “Sustentabilidade e qualidade de vida".
 
A culminância aconteceu nesta quinta-feira (5) com a apresentação dos projetos nos estandes. A visitação foi aberta à comunidade escolar e atraiu estudantes de escolas da rede municipal. Dos projetos apresentados estava o da equipe de Iran Márcio Santos de Souza, 18 anos, do 3º ano do Ensino Médio, que criou dois robôs e organizou no porão da escola um museu de tecnologia, ambos com matérias recicláveis.
 
“O porão da escola foi o espaço perfeito para nós, pegamos todo material que havia lá, e que também tinha na área da escola, e fomos criando até que nossa equipe montou dois robôs, ‘o miromen e a mirogirl’. Paralelo a isso, criamos o museu da tecnologia, onde reciclamos todos os materiais de informática. Eu cresci aqui na escola, estudo aqui desde a sétima série do Ensino Fundamental e me sinto em casa”, contou.
 
A estudante Luana Barreto Santos, 18, 3º ano, participa da equipe que criou o projeto de captação de água da chuva na unidade, que é reaproveitada na escola. “A água da chuva era toda perdida, desperdiçada. Então, tivemos a ideia de armazenar e utilizar na nossa escola. Com as técnicas que aprendemos aqui, na feira, aperfeiçoamos este projeto e os outros que meus colegas estão participando. Me sinto muito feliz, pois a nossa escola incentiva a pesquisarmos e, com isso, a gente aprende mais para sermos futuros profissionais de qualidade, pois o estudo é toda a nossa base”, destacou.
 
O Setembro Amarelo também foi lembrando com os projetos “Automutilação - as marcas de uma dor invisível” e “Ansiedade é um processo normal por que está se tornando um problema?”. Outros trabalhos também abordaram métodos alternativos para a redução do uso de agrotóxicos no município de São Miguel das Matas e o bem-estar e cuidados com a saúde capilar. Também teve espaço para a literatura feminina e a valorização das escritoras negras e indígenas.
 
FECIBA
As feiras escolares, envolvendo projetos nas áreas de Artes, Cultura, Ciências, Matemática e Empreendedorismo, são a primeira etapa para a seleção de trabalhos que serão apresentados no âmbito da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. As feiras escolares foram iniciadas no dia 1º de agosto e prosseguem até 30 de setembro com mostra de trabalhos realizados por estudantes, sob a orientação de um professor. 

Notícias Relacionadas